Easysapers cria plataforma de recrutamento conecta consultores de TI com empresas

Easysapers cria plataforma de recrutamento conecta consultores de TI com empresas

A startup Easysapers criou uma plataforma digital para ajudar empresas a resolver uma dor: buscar e contratar profissionais de TI especializados em tecnologias SAP. Chamada de Easy Hiring, seu diferencial é usar algoritmos, alinhados às melhores práticas de recrutamento e seleção, para simplificar esse processo.

A plataforma faz uma análise dinâmica de perfil entre os profissionais cadastrados para encontrar o candidato ideal para determinada vaga, levando em consideração vários aspectos como nível de experiência, conhecimento ou vivência na área de atuação da contratante, qualificação (certificações técnicas), entre outros.

Na prática, os algoritmos agilizam o processo de triagem ao fazer um match dos requisitos das oportunidades e a cultura da empresa contratante com o conhecimento (habilidades técnicas e interpessoais) e a experiência dos profissionais. Atualmente, existem mais de 1.200 consultores especializados cadastrados na plataforma Easy Hiring.

“É cada vez mais difícil para as empresas encontrar talentos no mercado de TI devido à falta de mão de obra qualificada. A Easy Hiring foi criada para tornar o processo de contratação de profissionais SAP mais eficiente e assertivo”, afirma o cofundador e chefe de operações da startup, Fabiano Sandaniel, lembrando que também ocorre o oposto. “Há casos específicos em que há muitos profissionais para uma área, então, conseguimos otimizar a triagem da seleção”.

De acordo com o executivo, geralmente, as empresas terceirizam a atividade de recrutamento e seleção porque é algo que demanda muito tempo. “É muito comum uma vaga de consultor SAP demorar mais de 60 dias para ser preenchida”, ressalta Sandaniel.

Segundo um levantamento da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), até 2024, no Brasil, haverá demanda para 700 mil profissionais por ano na área de TI. Contudo, hoje, de acordo com a entidade, o Brasil forma apenas 46 mil profissionais com perfil tecnológico anualmente.

Central de Recrutamento

A plataforma Easy Hiring centraliza todas as atividades para um processo de recrutamento e seleção eficiente. Nela, os próprios recrutadores das empresas cadastram as oportunidades de trabalho, que ficam visíveis em um mural de vagas. Além disso, os profissionais cadastrados que se encaixam no perfil de uma determinada vaga são notificados para conferir as informações e decidir se irão se candidatar ou não. Os recrutadores também podem realizar entrevistas por vídeo diretamente pela plataforma.

As empresas podem usar a plataforma de duas formas: para pesquisar proativamente os candidatos e selecionar aqueles que mais combinam com o perfil da oportunidade ou para cadastrar vagas e deixar a tecnologia trabalhar para fazer a pré-seleção dos candidatos mais aderentes ao perfil desejado.

Os selecionadores também têm acesso a uma lista de candidatos onde podem obter mais detalhes sobre o perfil de cada um deles, além de usar a plataforma para agendar e realizar uma entrevista virtual.

Comments are closed