Finanças verdes e agenda ASG nos bancos são destaques no segundo dia do CIAB FEBRABAN 2021

Finanças verdes e agenda ASG nos bancos são destaques no segundo dia do CIAB FEBRABAN 2021

Nesta quarta-feira (23), segundo dia do CIAB FEBRABAN 2021, especialistas das áreas de sustentabilidade do setor financeiro vão traçar o panorama da economia verde no país durante o maior congresso de tecnologia do setor financeiro da América Latina. O painel de abertura acontece das 9h às 10h, com o economista Mark Carney, Vice Chair da Brookfield Asset Management e head de ESG e Investimentos de Impacto, que vai falar sobre o papel do capital privado na corrida pelo carbono neutro.

Carney detalhará seu trabalho como enviado especial da ONU para Ação Climática e Finanças e vai falar também sobre sua atuação com foco no desenvolvimento de produtos que combinam resultados sociais e ambientais positivos para investidores, entre outros temas. A moderação será feita por João Marcello Dantas, CFO do BTG Pactual.

A agenda ASG e as finanças sustentáveis estarão em debate durante diversos painéis que vão ocorrer na quarta-feira no congresso.

O papel do setor financeiro na inovação para o desenvolvimento sustentável, a adoção de melhores práticas ambientais, sociais e de governança e o crescimento com impacto positivo a partir de estratégias de diversidade, inclusão e educação são alguns dos assuntos que estão na pauta dos especialistas.

Durante à tarde desta quarta-feira (dia 23), a expansão das fintechs e do e-commerce entram em pauta, no painel que vai debater como as empresas do varejo se reinventaram, viram as vendas digitais crescer e como podem sair fortalecidas da pandemia.

O evento será encerrado com um painel sobre a concessão de crédito e a relevância social das instituições financeiras no período de crise de saúde, que despertou a sociedade para a importância de ações sociais e de filantropia. As concessões de crédito do setor bancário ultrapassaram os R﹩ 4,5 trilhões durante a pandemia.

Na quinta-feira (dia 24), um dos destaques do CIAB será a apresentação da Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2021 , realizada em parceria com a Deloitte, com informações sobre o avanço dos canais digitais e o volume de investimentos dos bancos no último ano e como se traduzem em conveniência e segurança ao cliente.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto , vai encerrar o CIAB FEBRABAN 2021, na sexta-feira (dia 25), ao abordar os próximos passos das iniciativas e estratégias de digitalização e modernização do sistema financeiro nacional. Entre os destaques de sua palestra estão Agenda BC#, e inovações, como o sistema de pagamento instantâneo Pix, e a implementação do open banking.

A plataforma digital do CIAB FEBRABAN 2021 também tem estandes virtuais com as principais novidades de grandes empresas e marcas parceiras.

Primeiro dia

No primeiro dia de evento (dia 22), o presidente da FEBRABAN, Isaac Sidney, destacou o papel dos bancos na pandemia, na retomada sustentada da economia e a intenção de que o congresso simbolize, antes de tudo, a renovação das expectativas de um futuro melhor: “Todos nós queremos viver”.

“O setor bancário foi líder em doações na pandemia. Quase 30% de tudo que foi doado veio dos bancos: um montante de R$ 1,8 bilhão. Doamos quase 400 milhões de reais para produção e fabricação de vacinas, a nossa esperança de vida”, afirmou Isaac Sidney.

O executivo ressaltou ainda a concessão de R$ 4,5 trilhões de crédito entre março de 2020 a março de 2021, durante sua apresentação, que pode ser assistida aqui na íntegra.

Após a abertura do evento, os presidentes de seis dos maiores bancos do país – Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Santander e BTG Pactual – fizeram um balanço sobre os compromissos sociais e as ações voltadas para a agenda ASG , que ganhou relevância durante a crise causada pela pandemia.

CIAB FEBRABAN 2021

De 22 a 25 de junho, das 9h às 18h

Inscrições: gratuitas, clique aqui

Comments are closed