Dell Technologies conquista prêmio de inovação para pessoas com deficiência do Gartner

Dell Technologies conquista prêmio de inovação para pessoas com deficiência do Gartner

A Dell Technologies (NYSE: DELL) foi reconhecida pelo Gartner com o prêmio Power of the Profession People Breakthrough, na categoria inovação . O reconhecimento é pelo Projeto de Inclusão Global de Pessoas com Deficiência, desenvolvido pela empresa de tecnologia em sua fábrica no Brasil. O Gartner reconheceu, ainda, o avanço da Dell Technologies em tecnologias assistivas, celebrando uma iniciativa que foi implementada para promover a diversidade, desenvolver capacidades transformadoras e criar valor para os negócios.

O projeto foi pioneiro na fábrica da Dell Technologies no Brasil, onde 20% de toda a força de trabalho é formada por pessoas com deficiência. “Com projetos como esse, estamos fornecendo acessibilidade para os membros de nossa equipe por meio da eliminação de barreiras físicas, sociais, culturais e sistêmicas. Nosso foco é em garantir que pessoas com deficiência tenham as mesmas condições e oportunidades de trabalho que todos”, destaca Diego Puerta, Líder da Dell Technologies Brasil.

Com o LEAD – parceria entre o Centro de Inovação, Desenvolvimento e Pesquisa da Dell Technologies e instituições de ensino do estado do Ceará no Brasil – as seguintes soluções tecnológicas assistivas foram implementadas, e a ideia é expandir essas tecnologias para as outras fábricas ao redor do mundo:

• STEVE é um exoesqueleto que opera como uma cadeira de rodas motorizada, capaz de guiar pessoas com deficiência pelos membros inferiores até sua estação de trabalho em uma linha de montagem. Quando posicionado, STEVE levanta e segura o usuário em posição ereta de uma maneira segura e confortável;

• A Augmented Reality Training Arcade é uma plataforma de treinamento de realidade aumentada (RA) para membros da equipe com perda auditiva. Sua principal aplicação é projetada por meio de óculos de realidade aumentada, o que auxilia na montagem de hardware de uma forma gamificada e os ensina a como construir dispositivos completos;

• O Mobile Aware Intermodal Assistant é um aplicativo de teste de áudio também usado por surdos. Ele converte sons em imagens, transformando sons de teste de alto-falantes de notebook em estímulos visuais exibidos em uma tela;

Além dessas tecnologias, a Dell Technologies melhorou a acessibilidade de sua fábrica no Brasil implementando treinamentos orientados para inclusão e cursos de linguagem de sinais, além de incluir braile em toda a sinalização na fábrica.

“Criar soluções de trabalho viáveis para pessoas com deficiência dentro da fábrica é um excelente exemplo de como estamos usando a tecnologia para impulsionar o progresso humano. Com o LEAD, esperamos influenciar outros para que adotem melhores práticas semelhantes,” completa Diego Puerta.

Para conferir a premiação completa clique aqui

Comments are closed