WDC Networks, Huawei e HDT Energy fecham parceria para o mercado brasileiro de energia solar fotovoltaica residencial, comercial e industrial

WDC Networks, Huawei e HDT Energy fecham parceria para o mercado brasileiro de energia solar fotovoltaica residencial, comercial e industrial

A WDC Networks, focada em Technology as a Service (TaaS) e que atua no setor de energia solar com fabricação de geradores solares fotovoltaicos com a marca WDC Solar, anunciou uma parceria estratégica com a multinacional de tecnologia Huawei, líder mundial em inversores fotovoltaicos inteligentes e com a brasileira HDT Energy, sua operadora logística. Essa nova parceria tem como objetivo trazer para o mercado de solar novas soluções tecnológicas para os segmentos de alta-potência e sistemas híbridos (on-grid e off-grid), com uso de baterias de lítio para expandir sua atuação dentro dos segmentos de residências mais sofisticadas, comércios e indústrias de médio e grande porte, unindo a expertise de três grandes empresas da área para atender o mercado em franco crescimento. 

Estimativas da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) preveem para o ano de 2021 um aumento de 5,09 GW em potência instalada de energia solar fotovoltaica no Brasil, representando mais de 68% em relação ao acumulado até o fim de 2020. A WDC trabalha com uma linha de produção de geradores de vários tipos de potência, com todos os modelos de estrutura de fixação e inversores para instalação de energia fotovoltaica em residências, comércios e indústrias.

“O mercado de energia solar ainda vai passar por muitas transformações, a entrada de sistemas de maior performance com capacidade de agregar soluções de automação e armazenamento, são a grande aposta da WDC. A proposta da Huawei de oferecer soluções com o mais alto nível de proteção contra incêndios, otimizadores de alta performance e a capacidade de tornar os sistemas híbridos apenas conectando uma bateria, foram os grandes motivadores para a parceria. A estrutura global da Huawei, o apoio logístico da HDT e o foco na WDC em trazer soluções que melhorem a vida das pessoas formaram esta aliança que vai mudar o mercado brasileiro de energia solar”, comenta André Luiz de Paula Souza, diretor da divisão WDC Solar no Brasil.

No setor solar brasileiro, a Huawei vem contribuindo, significativamente, através de sua solução Smart Fusion Solar que integra seu expertise em tecnologia da informação digital (acumulada ao longo de 30 anos de história em P&D) com a indústria de energia solar fotovoltaica. Somente em 2020, no Brasil, foram mais de 1.9GW fornecidos e 30% do market share conquistado.

Ao todo são mais de 4 GW em projetos de energia solar com a solução Huawei (entregue ou em instalação), mais de 70 projetos solares de médio e grande porte que têm soluções da Huawei instaladas, que se diferenciam em performance de maneira, extremamente, competitiva. “Agora queremos expandir a marca Huawei para o cenário residencial, comercial e industrial no país. E a parceria estratégica com a WDC Networks e a HDT Energy, reforçará a nossa marca aliando tecnologia de ponta, canal de distribuição e logística para um perfeito go-to-market. Não somente nestes pilares, como também na assistência pós vendas e na capacitação técnica através de treinamentos gratuitos, fecham todo o ecossistema de valor em que a Huawei acredita,” afirma Fábio Mendes, diretor de canais e vendas para a América Latina, da Huawei.

A Huawei entra nessa colaboração como a líder mundial de distribuição de geradores e inversores de energia solar fotovoltaicos, juntamente à HDT, como operadora logística dos produtos. Finalmente, a WDC une os produtos e faz o contato direto com mais de 12.000 integradores. Com isso, as três empresas visam ampliar o conceito de sustentabilidade e de cidade inteligente, com reaproveitamento de energia que possibilita a otimização dos recursos para melhor servir à população. A energia solar em residências atua como uma das principais alternativas atuais, que aliam tecnologia sustentável ao melhor custo benefício.

“Além do crescimento natural do mercado de energia solar, a marca WDC Solar aposta na sinergia do negócio de solar com as demais áreas da empresa (Telecom, TI e Automação), pois todo o mercado tem buscado diminuição nas despesas com energia, redução na pegada de carbono e ações práticas de comprometimento com o meio ambiente. É um movimento sem retorno. Os consumidores, o Brasil e o mundo têm buscado cada vez mais o consumo inteligente, com soluções preparadas para o futuro. A WDC Solar está preparada para esta nova onda e a Huawei será fundamental neste cenário de mudança” conclui o diretor da WDC.

Comments are closed