Programa StartOut Brasil seleciona até 40 startups para ciclo de internacionalização em Portugal

Programa StartOut Brasil seleciona até 40 startups para ciclo de internacionalização em Portugal

O StartOut Brasil, programa de internacionalização de startups do governo federal, está com inscrições abertas para o Ciclo Lisboa 2021. Até 40 startups brasileiras serão selecionadas para participar da primeira etapa do ciclo que acontecerá de forma virtual a partir de julho deste ano. As inscrições podem ser feitas até 21 de junho.

O Ciclo Lisboa 2021 será dividido em três etapas: Missão Virtual, Missão de Imersão e Missão Follow-up.  Os participantes da primeira missão terão acesso a mentorias coletivas e individuais, treinamento de pitch (como é chamada a apresentação de startups), webinars com players do mercado, apoio de consultoria de matchmaker, para fomentar oportunidades de negócios em Portugal,apresentação online das startups para um grupo qualificado de investidores e aceleradoras de Lisboa (demoday), entre outras atividades. Durante esta etapa, todas as ações serão realizadas de forma online.

Quinze startups serão selecionadas para seguir para a Missão de Imersão. Neste período, existe a possibilidade de participação em missão presencial a Lisboa e no Web Summit, conferência de tecnologia realizada anualmente em Portugal, prevista para acontecer em novembro deste ano. A realização desta etapa está condicionada à existência de condições sanitárias que viabilizem o deslocamento internacional da delegação do programa.

Finalmente, cinco startups participam da Missão Follow-up, que oferece apoio do programa para que estas empresas retornem ao mercado português para aprofundarem os contatos e oportunidades de negócios prospectados durante a Missão de Imersão. Para essa etapa, serão classificadas as cinco primeiras startups a comunicarem formalmente o interesse em retornar ao mercado e apresentarem sólido projeto e agenda para esse trabalho.

Lisboa

Nos últimos anos, Lisboa tem sido considerada um dos principais polos de startups da Europa, devido a uma série de vantagens como qualidade de vida, excelente infraestrutura e baixos custos operacionais. Para empreendedores brasileiros, as compatibilidades linguísticas e culturais facilitam tanto o cotidiano de trabalho, quanto a adaptação dos seus produtos e serviços para o ecossistema local.

“A definição dos destinos do StartOut é estratégica. Lisboa reúne fatores positivos relacionados ao mercado, como custo de instalação no país e acesso a capital, e também pontos favoráveis relacionados à cultura de negócios e softlanding. Acreditamos que o ciclo em Lisboa será valioso para fortalecer o Brasil como uma referência mundial em startups”, pontua Igor Nazareth, Subsecretário de Inovação e Transformação Digital da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia.

O ecossistema de inovação é tão promissor em Portugal que esta é a segunda vez que o StartOut Brasil desembarca por lá. Em 2018 o programa levou 15 startups brasileiras para Lisboa e, na ocasião, muitas delas também participaram da edição do Web Summit daquele ano. A missão do programa naquele ano resultou em parcerias e no início da operação de empresas brasileiras no país, que seguem atuando no mercado português.

Inscrições

O StartOut Brasil é voltado para startups em fases maduras com foco em expansão e internacionalização. Também podem participar empresas inovadoras de base tecnológica que já tenham produto ou serviço para comercialização finalizado, Produto Viável Mínimo (MPV) ou protótipo, e que já estejam faturando, preferencialmente acima dos R$ 500 mil, ou que tenham recebido algum tipo de investimento.

Os projetos serão analisados em quatro dimensões: grau de inovação, mapeamento do mercado de destino, maturidade para inserção internacional e equipe.

Serviço

Link para inscrições: https://www.startoutbrasil.com.br/ciclo/ciclolisboa2021/

Inscrições: 21/05 a 21/06/2021

Divulgação das selecionadas para a Missão Virtual (até 40 startups): 12/07/2021

Datas das etapas: Missão Virtual – 13/07 a 15/09/2021; Missão de Imersão (até 15 startups) – 06/10 a 10/11/2021; Missão Follow-Up (5 startups) – 11/11/2021 a 10/04/2022

Comments are closed