Microsoft realiza evento gratuito e digital de incentivo à democratização da tecnologia

Microsoft realiza evento gratuito e digital de incentivo à democratização da tecnologia

Aplicativos já fazem parte do dia a dia de todas as pessoas ao redor do mundo e seu desenvolvimento não deve ficar restrito aos profissionais desenvolvedores. Para mostrar que a cultura do “Faça você mesmo” já é possível também para o desenvolvimento de tecnologia, a Microsoft Brasil realizará, no dia 15 de junho, a primeira edição do Empower Conference. O evento aberto ao público mostrará como a plataforma de baixo código Power Platform e as suas ferramentas auxiliam estudantes, profissionais e empreendedores a criarem seus próprios aplicativos com análise de dados e Inteligência Artificial por meio de uma interface fácil e intuitiva, sem a necessidade de conhecimento prévio de linguagens de desenvolvimento.  

De acordo com um estudo do Gartner, divulgado em fevereiro, a previsão é que o mercado mundial de tecnologias de desenvolvimento low code deve movimentar US$ 13,8 bilhões em 2021, registrando um aumento de 22,6% em comparação com o ano passado quando a receita somou US$ 11,2 bilhões. Além disso, a Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), divulgou que até 2024 serão demandados 421 mil postos de trabalho em tecnologia, sendo que o país tem capacidade de formar menos de 50 mil novos profissionais por ano no setor. Tendo isso em vista, a Microsoft tem como objetivo democratizar o desenvolvimento de aplicativos por meio de sua plataforma, de forma a beneficiar desde pequenos empreendedores em projetos de aplicações que vão otimizar seus processos, estudantes que buscam conhecimento tecnológico, até profissionais de grandes empresas que visualizam uma oportunidade de aprimoramento por meio de uma aplicação que tem impactos positivos para toda a empresa. 

“Com as ferramentas de baixo código ou nenhum código conseguimos endereçar uma demanda por aplicativos cuja tendência é aumentar ao longo dos anos. Dessa forma, profissionais não especializados em tecnologia conseguem desenvolver e as equipes de tecnologias conseguem focar em projetos mais estratégicos dentro das companhias”, comenta Marcondes Farias, diretor de Produto de Dynamics 365 e Power Platform da Microsoft Brasil. 

O evento terá abertura de Charles Lamanna, vice-presidente chefe da Plataforma de Aplicativos de Baixo Código da Microsoft, que apresentará as novidades do Power Platform e como a empresa enxerga o futuro desta inovação.  

Outro tema a ser abordado no evento é como o conceito de baixo código (ou low code, no termo em inglês) se conecta à cultura maker criada pela arquiteta, designer e pesquisadora brasileira, Rita Wu, que acredita na capacidade humana de criar coisas com as próprias mãos seja por uma necessidade ou uma ideia de inovação com base no “Faça você mesmo” e “Façamos juntos”, de forma que cada pessoa possa contribuir com seus talentos durante a criação. “A cultura maker é também um movimento político e crítico. Quando pensamos em fazer algo, queremos deixar a nossa marca no mundo, nos engajar e repensar nossas formas de consumir e produzir. E, por isso, a democratização do acesso às ferramentas tecnológicas é tão importante. Felizmente, atualmente estamos em um momento no qual cada vez mais as empresas de tecnologia têm nos dado recursos para criarmos coisas extraordinárias”, comenta Rita Wu.   

Além disso, o Empower Conference mostrará como a tecnologia pode fomentar a diversidade e a inclusão, uma vez que expande o conhecimento e incentiva a entrada de grupos sub-representados no setor, beneficia jovens em busca de seu primeiro emprego e profissionais adultos que desejam recolocação, com base em novas habilidades. “Este encontro virtual será uma oportunidade de empoderar os profissionais brasileiros a criarem. Nele, os participantes poderão aprender com especialistas da Microsoft como é fácil desenvolver e o poder transformacional desta tecnologia na carreira de profissionais e nos negócios”, finaliza Farias.  

Agenda – Empower Conference 

Data: 15 de junho (terça-feira) 

Início: das 9h às 17h  

Inscrições gratuitas disponíveis no site

Comments are closed