FDC lança manual com 10 etapas concretas para estruturar agenda de inovação nas empresas

FDC lança manual com 10 etapas concretas para estruturar agenda de inovação nas empresas

A Fundação Dom Cabral (FDC), uma das nove melhores escolas de negócios do mundo, de acordo com o ranking 2020 do jornal britânico Financial Times, lança relatório executivo com 10 passos para estruturar e executar uma agenda completa de inovação nas empresas. Em parceria com a consultoria Deloitte, o manual leva em conta experiências empíricas de inúmeros projetos realizados em empresas de grande e médio porte. O relatório também apresenta alguns pontos no processo de inovação que necessitam de atenção durante a sua implementação.

Considerando a realidade executiva brasileira, o material apresenta uma metodologia prática de como implementar inovação – fugindo do seu aspecto abstrato e às vezes difícil de mensurar. Por exemplo, explica a necessidade da criação de uma área responsável por inovação, que estrutura ela deve ter, a que métricas deve estar submetida, que perfil comportamental a equipe deve ter, entre outros. “O perfil de colaborador que deve trabalhar com inovação é bem específico”, diz Hugo Tadeu, professor da FDC responsável pelo relatório. “Somente cerca de 8% dos trabalhadores o tem.”

Não fazer um assessment correto dos funcionários que trabalham na área é apenas um dos erros que muitas empresas cometem nos departamentos de inovação. Outro aprendizado importante é a relação intrínseca entre a inovação e longevidade de um negócio. Por isso, muitas vezes, é necessário que uma companhia tenha um CEO exclusivo dedicado à inovação. “Neste caso, o executivo teria apenas metas de longo prazo: a maioria delas conectadas com inovação”, diz Tadeu.

Na prática

Por muito tempo, acreditou-se que bastava ter ideias geniais para inovar. A verdade é que a prática requer gestão, disciplina, estratégia, clareza, metas e as pessoas certas – assim como qualquer outro departamento de uma empresa. “Não existe uma receita”, diz Tadeu. “Mas há um caminho.”

Acesse o link para baixar o material:
http://www.fdc.org.br/conhecimento-site/blog-fdc-site/Documents/Inovacao_como_deve_ser.pdf

Comments are closed