Em parceria inédita, Microsoft e Ibmec lançam MBAs de negócio com ênfase em tecnologia

Em parceria inédita, Microsoft e Ibmec lançam MBAs de negócio com ênfase em tecnologia

MBAs em Big Data e Inteligência Artificial capacitam os profissionais do segmento de tecnologia, além de prepará-los para obter certificações Microsoft, cuja validade é internacional

Segundo dados de um relatório do Fórum Econômico Mundial, divulgados no final do ano passado, as tendências mais promissoras para o mercado de trabalho são aquelas relativas à área de tecnologia.

Até 2025, as empresas entrevistadas afirmam que irão adotar uma série de tecnologias e entre as prioritárias estão a computação em nuvem, big data, inteligência artificial, cibersegurança, entre outras. Além disso, elas estão interessadas em implementar a automatização e inteligência artificial na sua rotina de trabalho.

Atento a essas tendências de mercado, o Ibmec acaba de lançar dois cursos online de educação executiva com foco em tecnologia: o MBA em Big Data e o MBA em Inteligência Artificial. Uma parceria inédita com a Microsoft que une a expertise da escola de negócios em gestão empresarial com a inovação de uma das maiores instituições de tecnologia da informação. Dessa forma, a instituição de ensino superior agrega à sua tradição a expertise em tecnologia de ponta, fomentando um processo de aprendizagem que preenche lacunas do mercado de trabalho.

Com conteúdo multimídia, os cursos foram desenvolvidos para o desenvolvimento individual e coletivo. Os professores, que são mestres e doutores, têm um papel de coaches, orientando também sobre as possibilidades de carreira.

O MBA em Big Data é direcionado aos profissionais que desejam ter competências para criar e desenvolver ferramentas, modelos de inteligência de mercado e estruturas de mineração de dados, visando a implementação assertiva e eficiente. Além de agregar conhecimento avançado para análise de dados com o objetivo de desenvolver produtos e processos de trabalho.

Já o MBA em Inteligência Artificial é desenvolvido para profissionais que atuam como gestores e visam aumentar sua competência em tomadas de decisão, além de conhecimentos em modelos automáticos de apoio e, principalmente, a sua compreensão de como a tecnologia pode maximizar sua atuação no mundo dos negócios.

É notável também que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e ter um curso de MBA no currículo é um grande diferencial nos dias de hoje. De acordo com 54º Pesquisa Salarial realizada pela Catho Educação, executivos com pós-graduação ou MBA, em cargos de diretoria, recebem 47,2% a mais que os outros profissionais.

Para Pedro Regazzo, diretor de Operações do Ibmec Online, os profissionais estão apostando mais na formação continuada para se manterem competitivos devido à crise econômica no país, e os cursos digitais são seus grandes aliados nesse cenário de pandemia de Covid-19. “Os dois cursos de MBAs garantem aos profissionais uma preparação assertiva para obterem certificações Microsoft que são reconhecidas mundialmente e têm validade internacional, ou seja, possibilita ao aluno estudar no Brasil e ter grande vantagem competitiva em âmbito global”, explica o executivo. 

Muitos profissionais já percebem a importância da educação continuada para sua carreira. Um levantamento realizado recentemente pelo SEMESP mostrou que, nos últimos quatro anos, o número de matriculados em cursos de pós-graduação e MBA cresceu 74%, um aumento de aproximadamente 680 mil alunos para cerca de 1, 2 milhão.

“A Microsoft acredita que a educação é uma das principais ferramentas para apoiar o crescimento econômico do país, quando aliada ao poder da tecnologia e da Inteligência Artificial, possuindo um enorme potencial para se tornar um dos impulsionadores do desenvolvimento social do Brasil durante e após a COVID-19.  Essa parceria é fundamental para apoiarmos a capacitação profissional em tecnologia no país”, destaca Diego Micheletti, diretor de desenvolvimento de Negócios da Microsoft.

Micro certificações: ensino online de habilidades requisitadas pelo mercado de trabalho com chancela do Ibmec e da Microsoft

Em um mercado dinâmico e cada vez mais exigente quanto ao know how dos profissionais, os micro certificados se apresentam como uma alternativa viável às pessoas que valorizam a otimização do tempo, porque precisam aprender mais rápido. 

Nesse contexto, ao longo dos cursos de MBA em Big Data e em Inteligência Artificial do Ibmec são indicados micro certificações nas áreas de gestão e de tecnologia para os quais os alunos são preparados a partir das disciplinas que compõem os quatro módulos de cada especialização. Então, caso seja interessante para o profissional, ele pode realizar as avaliações – tendo grandes chances de tirar a nota necessária devido à preparação prévia durante o MBA – e obter o micro certificado de habilidades específicas, valorizando seu currículo. 

“A micro certificação é uma maneira do aluno atualizar o seu conhecimento tendo uma formação direcionada às necessidades do mercado de trabalho, desenvolvendo expertises que agregarão à sua performance, bem como à rotina profissional. A certificação em Programação em Java e JS ou em Gestão do Conhecimento são exemplos dessa modalidade”, pontua Regazzo.

Serviço | MBA em Big Data e MBA de Inteligência Artificial

Comments are closed