6 motivos para adotar o outsourcing de TI na sua empresa

6 motivos para adotar o outsourcing de TI na sua empresa

Cada vez mais a tecnologia vem provando sua importância nos negócios. Antes, era apenas um suporte para a empresa, agora, se tornou um centro de soluções práticas e de oportunidades para as instituições. Mas, uma vez que a relação entre o uso de tecnologia e o sucesso da marca está se tornando direta e proporcional, a pergunta que fica é: como expandir oportunidades de negócio sem ter que aumentar a infraestrutura e a parte interna da empresa?

A resposta está no outsourcing de TI. O termo tem como tradução e definição a “terceirização”, mas, neste caso, não estamos falando da contratação de um(a) profissional ou empresa de prestação de serviço. O outsourcing de TI é uma visão completa de entrega externa de recursos, serviços, ferramentas e talentos especializados.

André Abreu, CEO da BossaBox, primeira empresa a operar por squad-as-a-service no Brasil, listou 6 motivos para adotar a solução na sua empresa:

• Redução e controle de custos
A razão principal pela qual empresas do mundo migram para o Outsourcing é a diferença que ela faz na forma como lida com custos de gestão e operação de ativos tecnológicos. Manter uma estrutura própria de TI envolve investimentos grandes, como em hardwares e softwares, além de equipes maiores. “A troca desse modelo para o modo de serviço, elimina custos de atualização e transforma gastos complexos em assinaturas simplificadas”, explica o CEO da BossaBox.

• Mais disponibilidade e segurança
Quando uma empresa cresce, ela precisa investir mais na equipe de TI para manter o sistema funcionando e para garantir a proteção de um volume maior de dados. Ou seja, o mais comum é que um negócio não tenha a equipe necessária e capacitada o suficiente para lidar com a demanda de segurança e gestão de informação. “Como a TI é o foco do negócio contratado, ele fica responsável por oferecer ferramentas e pessoas especializadas nesse único ponto: em uma infraestrutura com performance e confiabilidade”, afirma André.

• Garantia de qualificação e suporte
A vantagem de fazer o outsourcing de um serviço e contar com apoio externo é que os profissionais que atenderão aos seus chamados são treinados e capacitados especificamente naquele sistema. Além disso, os chamados são respondidos mais rapidamente e problemas são identificados com mais precisão.

• Inclusão de profissionais mais qualificados em processos de tecnologia
Outra vantagem é a inclusão imediata de profissionais qualificados em determinados processos da TI. Isso não vem só da especialização dos profissionais, mas também da experiência e boas práticas no setor que garantem para as empresas. “Um problema que você está enfrentando agora pode já ter acontecido com outra TI, que contava com a mesma parceria que você. Já tendo passado por situações similares e acompanhado sua resolução, ela pode trazer insights mais rápidos e assertivos para resolver os problemas”, ressalta Abreu.

• Implementação mais rápida de novas tecnologias
Para uma TI interna, é difícil encontrar espaço para analisar e buscar oportunidades oferecidas por novas tecnologias. Por isso, o outsourcing é uma forma de trazer essa inovação mais rápido para dentro da empresa. “Esse é o foco dos bons fornecedores; atualizar e inovar em suas estruturas para oferecer o melhor serviço aos seus clientes. A busca deles se transforma em vantagens para você”, destaca André.

• Facilidade no cálculo do ROI
Se o outsourcing de TI é um serviço com previsibilidade de custos, inovações mais rápidas e gestão mais eficiente, pode ser mais fácil para os diretores de uma empresa definirem o que precisam de seus investimentos em tecnologia e prever o retorno que terão.

Nesse cenário apontado pelas vantagens do outsourcing, o negócio como um todo se torna mais inteligente. “O foco do setor será sempre no futuro, com estratégias e ferramentas para ficar um passo à frente dos concorrentes em qualquer situação”, finaliza o CEO.

Comments are closed