EDP Brasil e Abstartups unem forças para fomentar o desenvolvimento do ecossistema brasileiro de startups

EDP Brasil e Abstartups unem forças para fomentar o desenvolvimento do ecossistema brasileiro de startups

Este é o terceiro ano consecutivo da parceria, que busca estimular a transição energética no País por meio de parcerias e investimentos em startups

A EDP, multinacional que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico, acaba de renovar sua parceria com a maior rede de startups do Brasil, a Abstartups – Associação Brasileira de Startups. A partir deste mês, as empresas darão início à uma série de atividades que vão contribuir com o ecossistema de inovação nacional e fomentar o desenvolvimento de startups que atuam no setor de energia e comunidades empreendedoras no País. O desdobramento da parceria com a Abstartups ainda vai contar com mentorias, workshops, eventos para as startups, assim como a participação em comitês estratégicos para o mercado.

A Companhia irá se relacionar com as startups associadas da Abstartups para mapear oportunidades para suas unidades de negócio, além de avaliar aportes financeiros por meio da EDP Ventures, veículo de investimento em capital de risco do Grupo EDP, que busca investir em empresas que possam acelerar a transição energética no País. As empresas interessadas podem encontrar mais informações no site: http://www.edpventures.vc, os tickets variam entre um e cinco milhões de reais.

Uma outra ação entre EDP e Abstartups é o StartupON ES&MS, iniciativa que tem como objetivo dar visibilidade e fomentar comunidades de startups ao redor do Brasil, levando conteúdo especializado para empreendedores e empreendedoras, além de conexões e potenciais oportunidades de negócio. Nesta edição, que será realizada virtualmente nos dias 27 e 28 de abril, o foco está nos estados do Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. As empresas interessadas podem se inscrever pelo site: http://abstartups.com.br/startupon/

“A parceria com a Abstartups será fundamental para nós expandirmos nosso relacionamento com startups alinhadas com o nosso negócio e que atendam e complementem nossos desafios estratégicos. Queremos continuar sendo a empresa mais inovadora do setor elétrico, por isso temos investido cada vez mais em inovação aberta e no fomento do ecossistema empreendedor nacional.”, destaca Andrea Salinas, diretora de Inovação e Ventures da EDP.

Inovação Aberta na EDP

Além da parceria com a Abstartups, as áreas de Inovação e Ventures da EDP desenvolvem diversos programas e iniciativas de apoio ao ecossistema empreendedor. Uma das mais conhecidas do mercado é o Starter Business Acceleration, programa global de inovação aberta da EDP que estimula a conexão com startups e a geração de novos negócios, assim como impulsiona a inovação no setor de energia.

Além da oportunidade de apresentar suas soluções e co-criar com as diversas áreas da EDP no Brasil, Espanha, Estados Unidos e Portugal, as startups irão concorrer a um prêmio de 50 mil euros a ser entregue para a empresa que mais se destacar no programa, além de serem avaliadas e receber investimento da EDP Ventures. As inscrições para o Starter podem ser feitas até o dia 24 de maio por meio deste link: http://theenergystarter.com/pt/edicao-2021/ .

Em 2020, a EDP Brasil se conectou com 230 novas startups no País, das quais 65 avançaram para sessões de mapeamento de oportunidades e matchmaking com as unidades de negócio, resultando em 20 projetos de inovação para testes de novas soluções e modelos de negócio.

Comments are closed