everis investe em diversidade ao apoiar Autismo Tech 2021

everis investe em diversidade ao apoiar Autismo Tech 2021

A everis , consultoria multinacional de negócios e TI do Grupo NTT Data, foi convidada pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), aTIP e startup Inclusão Humanizada para participar da 3ª. edição do Autismo Tech, evento on-line cujo objetivo é promover a capacitação em tecnologia para pessoas autistas e neurodiversas.

Nesta edição, o evento terá, além do tradicional hackathon, trilhas de Educação Digital de Carreiras em Tecnologia desenvolvidas para pessoas neurodiversas, com foco no espectro autista. As trilhas terão três temas alinhados às demandas de RH especiais: QA (Testes de Softwares), Games e Salesforce Developer. No total, serão 120 horas nos bootcamps, programas de ensino imersivo em habilidades e técnicas relevantes de determinadas áreas de tecnologia, divididas em 11 semanas, com aulas ao vivo e gravadas, em horários flexíveis. As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas no site http://www.autismotech.com, de 2 de abril a 20 de junho para as trilhas e de 5 de julho a 29 de agosto para o hackathon, que terá premiação de R﹩ 20 mil.

“Nós queremos ampliar a diversidade de nossa equipe, bem como a conscientização sobre o potencial de trabalho das pessoas autistas e neurodiversas, apoiando sua inclusão no mercado profissional e na sociedade”, afirma Fernanda Rodrigues, diretora de People da everis Brasil. Com este intuito, a everis, além de ser patrocinadora Gold do Autismo Tech, terá uma participação ativa durante todo o evento, tanto nas trilhas, como no hackathon.

Segundo Fernanda, a decisão de integrar a iniciativa do Autismo Tech se baseou também na parceria de mais de seis anos com a FIAP para realização de cursos focados em tecnologias disruptivas e na necessidade de preparar melhor seus gestores para que consigam entender e auxiliar os profissionais diversos em sua integração e melhoria de desempenho dentro da consultoria. “Contribuiu também a participação de um dos nossos talentos – Robin Castro Gaia, que é autista. Ele participou da edição de 2020 e elogiou muito a proposta e os resultados da segunda edição, despertando o interesse de nosso CEO, Ricardo Neves, que ingressou na empresa em plena pandemia, para garantir uma melhor integração e gestão desses profissionais”, acrescenta a diretora.

No Autismo Tech, a everis será responsável na trilha QA (Testes de Softwares), na qual Filipe Bastos e Thaís Cassiano, especialistas da everis, mostrarão a importância e as oportunidades de trabalho na área de testes de qualidade, de 12 de julho a 24 de setembro, entre 18h e 21h, via plataforma FIAP On e Zoom. Por se voluntariarem para serem instrutores, eles ganharam formações preparatórias em Educação Inclusiva e Acessibilidade Digital da Mergo (escola especializada em cursos na área de UX). “Serão sete meses de intensa troca de conhecimento e experiências sobre TI, diversidade e inserção social”, destaca Fernanda.

Em contrapartida, os mais de 3.000 talentos da everis terão a oportunidade se inscrever para participar, gratuitamente, de três workshops promovidos pelas organizadoras do Autismo Tech no período, com a intenção de intensificar o processo de diversidade da equipe da consultoria e consolidar seus impactos positivos na cultura corporativa. O primeiro será sobre inclusão humanizada, no dia 28 de abril, no qual os especialistas da everis poderão aprender mais sobre neurodiversidade, fundamentos da inclusão e protagonismo, autismo, capacitismo (discriminação e preconceito social contra pessoas com alguma deficiência), educação e vivências. Depois de 45 dias, a FIAP e as startups complementam a transferência de conhecimento com o Workshop Neurodiversidade e protagonismo. Para finalizar, o terceiro Workshop Capacitismo, carreira e mercado, ocorre 45 dias depois do segundo.

O hackathon, maratona de desenvolvimento de soluções que podem resolver problemas reais e complexos por meio de tecnologia, contará com a participação de 60 talentos selecionados nas trilhas e 180 externos no período de 4 a 10 de outubro. Nesta ação do Autismo Tech, a everis será também responsável pela mentoria. Os especialistas da consultoria orientarão as pessoas neurodiversas na definição dos desafios, objetivos e métricas, assim como na fase divergir, que consiste em rabiscar as ideias individualmente, compartilhar com os demais do grupo para avaliação e discutir como a solução escolhida pode funcionar.

Além disso, um dos gestores da everis integrará o júri que elegerá as três melhores equipes, que dividirão R﹩ 20 mil e receberão vouchers com validade de um ano para realização de cursos imersivos FIAP SHIFT. “Concluídas todas as etapas, vamos avaliar a possibilidade de contratação de alguns talentos que se destacaram no hackathon”, informa Fernanda.

“No entanto, nossa expectativa é que, ao participarmos do Autismo Tech, possamos contribuir para que essas pessoas altamente capazes sejam inseridas no mercado de trabalho e conscientizar nossos colaboradores e dos demais profissionais do mercado sobre seu potencial”, completa a diretora de People da everis Brasil.

Comments are closed