Ascenty inicia a construção de mais cinco data centers no Brasil

Ascenty inicia a construção de mais cinco data centers no Brasil

A Ascenty, empresa líder no mercado de Colocation na América Latina, anuncia o início da construção de mais cinco data centers, totalizando, agora, 27 unidades distribuídas entre Brasil, Chile e México.

As novas instalações são Hortolândia 5 e 6 e Sumaré 3, 4 e 5, no estado de São Paulo, com capacidade energética de aproximadamente 25 MW cada data center. Para viabilizar o financiamento das construções, a Ascenty já possui clientes âncora contratados em cada unidade.

Com um investimento total de US$ 250 milhões, os novos data centers serão construídos em localidades onde a empresa já opera atualmente. “A nossa estratégia de construção de campus de data centers é bastante positiva, não só em termos de custos e concentração de mão de obra, mas também para atender as necessidades de expansão dos nossos clientes nessas localidades”, afirma Marcos Siqueira, VP de Operações da Ascenty.

Para todo esse crescimento, a empresa conta ainda, com os investimentos dos seus acionistas – a Digital Realty, maior rede global de data centers, com 280 estruturas localizadas na América, Europa, Ásia e Oceania; e a Brookfield Infrastructure Partners, gestora de ativos canadense com sólida experiência no mercado brasileiro.

Quanto ao início de operação dos novos data centers, a previsão é que Hortolândia 5 e Sumaré 3 estejam concluídos no primeiro semestre de 2022; Hortolândia 6 e Sumaré 4, no 1º semestre de 2023; e Sumaré 5, em 2024.

Novo financiamento

A Ascenty anuncia também a captação de US$ 925 milhões de dólares para acelerar o crescimento de suas operações no Brasil.

Esses recursos são destinados para a expansão de data centers já existentes e construção de novas unidades no território nacional, além da ampliação da rede proprietária de fibra óptica, que hoje conta com 5.000 km que interligam todas as estruturas da companhia às estações de cabos submarinos de Praia Grande (SP), Fortaleza e Rio de Janeiro.

A nova linha de crédito foi contratada e liderada pelo Citibank, ING, Itaú, Natixis e Scotia Bank, e incluiu os seguintes credores adicionais: Banco do Brasil, BNP Paribas, Credit Agricole, Deutsche Bank, EDC e SMBC.

“Os serviços de data center no Brasil continuam crescendo rapidamente e estamos aumentando nossos investimentos no país para acompanhar essa robusta demanda”, afirma Chris Torto, presidente da Ascenty.

Comments are closed