Grupo Climatempo e Somar Meteorologia se unem para criar a maior empresa de meteorologia do hemisfério sul

Grupo Climatempo e Somar Meteorologia se unem para criar a maior empresa de meteorologia do hemisfério sul

O Grupo Climatempo, líder em serviços de meteorologia no Brasil, e a Somar Meteorologia, assinaram ontem uma parceria estratégica na qual a Climatempo adquire 100% da Somar e seus fundadores passam a fazer parte do conselho de administração. Com atuação em diversos segmentos da sociedade, como agricultura, energia, mídia, transporte, mineração, construção, varejo entre outros, a união das duas empresas faz com que a Climatempo tenha condições de ser protagonista global de fornecimento de dados e soluções para os setores produtivos do Brasil e da América Latina. Carlos Magno do Nascimento, fundador e presidente do Grupo Climatempo, permanece no comando da empresa como CEO e Marcos Massari, CEO da Somar Meteorologia, passa a fazer parte do conselho de administração. 

De acordo com Soeren Andersen, CEO da StormGeo, a combinação entre Somar e Climatempo permitirá um melhor atendimento aos clientes da América do Sul, oferecendo uma ampla gama de serviços e desenvolvimento de produtos focados e ágeis. “Na StormGeo, estamos muito entusiasmados com esta transação e damos boas-vindas à Somar, seus fundadores e funcionários.” 

Para Marcos Massari, CEO da Somar Meteorologia, a Fusão da Somar & Climatempo agrega um imenso valor ao mercado. “Certamente juntos seremos mais fortes e competitivos para enfrentar a concorrência dos grandes players internacionais, e assim conquistar o mercado LATAM. Com a fusão teremos o portfólio mais completo do mercado, para melhor atender as necessidades de nossos clientes.” 

A transação completa a transformação da Climatempo que, nos últimos anos, expandiu seu foco para o consumidor final em vários segmentos, apostando na inovação e em tecnologia. Desde 2019, a Climatempo faz parte do Grupo StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão. Combinando forças, as duas companhias estarão posicionadas de forma única para fornecer inteligência meteorológica inovadora não apenas para o Brasil, mas para toda a América Latina. 

“Iniciamos as negociações com a Somar há alguns meses e nossas conversas foram no sentido de ampliar de forma significativa a nossa atuação B2B. Temos uma grande expertise nas áreas de energia, agricultura e em mídia, e a chegada da Somar vem nos dar ainda mais robustez para avançar junto a estes mesmos segmentos, que as são apostas para 2021, além de nos fortalecer em monitoramento ambiental”, afirma Carlos Magno, CEO da Climatempo. Ele revela também que outra novidade no radar é o lançamento de um produto que faz uso de inteligência artificial para interpretar em tempo real o impacto das variáveis atmosféricas. 

A transação foi assessorada pela STARK, primeira M&ATech do Brasil. “Estamos juntos da Somar desde o princípio da decisão de fazer M&A e a nossa principal preocupação foi encontrar um match alinhado com as expectativas da Somar. A Climatempo foi a escolha perfeita para o sucesso da fusão”, afirma João Vitor Carminatti, CEO da STARK, Assessor de M&A da Transação.

A BRG Capital atuou como consultora do Grupo Climatempo e StormGeo na transação. 

Comments are closed