Java e Python são habilidades mais valorizadas por engenheiros de software em 2021

Java e Python são habilidades mais valorizadas por engenheiros de software em 2021

Dados globais da plataforma de upskilling Degreed revelaram quais habilidades são consideradas as mais importantes em 2021 por engenheiros de software, gerentes de produto e analistas de negócios. Os dados destacam a capacidade de transferência de habilidades em certas funções de tecnologia e gerenciamento de produto. 

Os dados foram coletados entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2021 a partir de informações de milhões de usuários ativos da Degreed no mundo todo —incluindo Brasil, EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Índia, Austrália, entre outros— em empresas como Ambev, Mastercard, Unilever e Vale.

Para engenheiros de software, as 10 habilidades consideradas vitais para fazer bem o seu trabalho são:

  1. Java
  2. Python 
  3. Programação
  4. Arquitetura de software
  5. Machine Learning
  6. Engenharia de software
  7. Inteligência artificial
  8. Teste de software
  9. SQL
  10. Linux

As linguagens de programação são as mais populares em todas as funções de engenharia de software, independentemente do setor. A ordem das 10 principais habilidades varia em diferentes setores, mas as habilidades listadas permanecem as mesmas. Em Finanças, por exemplo, o foco é maior em Java, enquanto em Mídia & Telecomunicações a prioridade é Python.

Já entre os gerentes de produto, gerenciamento de produto, estratégia de produto e liderança são as habilidades consideradas mais importantes para o desenvolvimento de suas funções. Para os analistas de negócios, análise de negócios, Microsoft Excel e análise de dados são as principais habilidades para 2021 (veja lista completa em “Notas para editores”).

David Kuntz, Líder de Data Science na Degreed, acredita que a revelação mais interessante desses dados é que as listas das 10 habilidades mais valorizadas para cada um dos cargos não mudam de maneira significativa de setor para setor. “Um gerente de produto atuando no setor financeiro precisará do mesmo conjunto de habilidades que um gerente de produto que trabalha com manufatura. Isso significa que o mercado para profissionais talentosos nessas áreas não é limitado a apenas um setor ou departamento.”

Segundo ele, empregadores devem ampliar seu campo de visão quando têm dificuldade de encontrar o talento certo, já que muitas das habilidades dentro das funções de trabalho são transferíveis entre setores e negócios. “Isso é particularmente relevante para funções em alta demanda, como engenharia de software, onde sabemos que há uma escassez de talentos.”

Kuntz recomenda que líderes olhem com frequência para as habilidades que as pessoas dizem que precisam para fazer seu trabalho com eficácia, visto que isso está diretamente ligado à sua produtividade e qualidade de trabalho. “Isso é especialmente importante para as empresas que buscam se recuperar após a pandemia. Mais de quatro entre dez trabalhadores dizem que a falta de confiança em suas habilidades faz com que eles demorem mais para concluir tarefas, e 22% dizem que seu trabalho é de qualidade inferior”, afirmou. “Identificar as lacunas de competências ajuda empregadores a aprimorar as habilidades de seus funcionários para evitar esse cenário.”

10 principais habilidades para gerentes de produto:

  1. Gerenciamento de produto
  2. Estratégia de produto
  3. Liderança
  4. Planejamento de produto
  5. Desenvolvimento de novos produtos
  6. Gerenciamento do ciclo de vida de produtos
  7. Gerenciamento de projetos
  8. Marketing de produto
  9. Parcerias estratégicas
  10. Estratégia de mercado (go-to-market)

10 principais habilidades para analistas de negócios:

  1. Análise de negócios
  2. Microsoft Excel
  3. Análise de dados
  4. Gerenciamento de projeto
  5. Inteligência de negócios
  6. Agilidade
  7. Planejamento de projeto
  8. Desenvolvimento ágil
  9. Relatórios
  10. Teste de software

Comments are closed