Safra é eleito o melhor gestor de fundos de investimento de alta renda em 2020

Safra é eleito o melhor gestor de fundos de investimento de alta renda em 2020

Guia de Fundos FGV é o ranking mais tradicional da indústria de fundos de investimento, com mais de 20 anos de história

O Safra foi reconhecido como o melhor gestor de fundos de investimento na categoria Alta Renda em 2020. A premiação faz parte do Guia de Fundos da FGV – 2020 .

Essa é a premiação mais tradicional na indústria de fundos de investimento. A FGV é a responsável pelo levantamento desde o ano 2000, e tem como objetivo ajudar os investidores a escolherem os melhores produtos e os melhores gestores do mercado.

O levantamento considera uma ampla amostragem de 1.000 fundos de investimento distribuídos entre 180 gestores e em quatro categorias: money market (categoria que compreende os fundos DI e os fundos de curto prazo), renda fixa, multimercados e ações.

Os gestores são avaliados em quatro critérios:

• Desempenho dos fundos em suas categorias nos últimos 6 semestres (peso de 30%);

• Diversidade dos fundos premiados entre diferentes categorias e canais de distribuição (peso de 20%);

• Relação entre o patrimônio líquido de fundos premiados sobre o patrimônio líquido da categoria desses fundos (peso de 30%);

• Relação entre o patrimônio líquido de fundos premiados sobre o patrimônio líquido do próprio gestor (peso de 20%).

Em resumo, são critérios que avaliam a qualidade da gestão no longo prazo, a relevância do gestor no mercado e se o gestor possui parcela relevante e diversificada de fundos premiados em sua grade.

O reconhecimento ao Safra como melhor gestor de fundo de investimento na categoria Alta Renda vem em meio a um período no qual a crise imposta pela Covid-19 exigiu dos gestores de recursos ainda mais controles de riscos, sem perder de vista a rentabilidade.

No ranking elaborado pela FGV, são considerados como alta renda fundos cujo patrimônio líquido médio por cotista sejam superior a R﹩ 250 mil.

O período de coleta das informações é de 1º de outubro de 2019 a 30 de setembro de 2020.

Fundos de investimento premiados

Além de identificar os melhores gestores de investimentos, o guia conduzido pela FGV também elenca quais são os fundos premiados na indústria.

No Guia de Fundos da FGV, foram considerados fundos do Safra que totalizam R﹩ 55,8 bilhões. Deste total, R﹩ 36,5 bilhões em patrimônio líquido estão alocados em fundos premiados. São produtos de diferentes categorias, entre renda fixa, money market, ações e multimercados.

São considerados no levantamento apenas fundos que estiveram abertos para captação nos últimos seis meses do período de coleta das informações, uma vez que o objetivo do levantamento é auxiliar os investidores a escolherem produtos de investimento.

Também existem diversas regras para garantir que os fundos tenham, por exemplo, histórico de rentabilidade e patrimônio líquido relevante, duas informações relevantes para a tomada de decisão de investimento.

A classificação dos fundos depende de sua categoria. Nos fundos de gestão ativa, por exemplo, o critério analisado é o índice de sharpe, que trata da relação entre risco e retorno de um fundo de investimento.

O sistema de avaliação é feito por estrelas, em uma escala de 1 a 5. Cada estrela representa a posição do fundo em relação aos demais produtos do ranking.

Assim, os 10% melhores fundos em cada categoria recebem 5 estrelas. Os seguintes 15% melhores colocados recebem 4 estrelas, e os 25% seguintes recebem 3 estrelas, seguindo nesta mesma proporção de 25% para os fundos de 1 e 2 estrelas. Até 3 estrelas é reconhecido pela FGV como fundo premiado.

Ao todo, o Safra foi reconhecido com 25 fundos premiados.

Comments are closed