Oportunidades de trabalho em TI se destacam para 2021

Oportunidades de trabalho em TI se destacam para 2021

Não é novidade que a transformação digital tem remodelado diversos setores profissionais. Por isso, posições da área de TI cresceram e passaram a ser demandadas para setores como varejo, indústria, automotivo e, até mesmo, para empresas do agronegócio.

Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), mais 70 mil profissionais das áreas de TI e de comunicação devem ser contratados até 2024. Para aqueles que almejam aproveitar as oportunidades profissionais abertas no setor, é importante saber quais os cargos com alta demanda de contratação. Segundo Thassiane Soares, sócia consultora da FESA Group e especialista em gestão de talentos, há vagas para programadores, desenvolvedores, cientistas de dados, UX/UI, desenvolvedores de chatbots e analistas de SAP.

“Estamos buscando profissionais para essas posições, mas para analista de SAP a demanda tem se destacado por conta da nova versão disponível, o SAP HANA”, comenta Thassiane. De acordo com ela, a procura por profissionais com conhecimento nesse sistema resulta das empresas que migraram para esse novo modelo e, por isso, buscam profissionais qualificados nesse gerenciamento. “Os requisitos são para atuar com implementação, arquitetura SAP, identificação de gargalos e projetos de melhoria ligados ao modelo SAP HANA”, comenta.

Área promissora para transição de carreira

Devido as novas oportunidades na área, muitos profissionais estão migrando para atuarem em TI. Alguns cargos são relativamente novos e muitas funções não exigem um curso de graduação específico, mas que o profissional compreenda o desenvolvimento e tenha entendimento técnico para desempenhar as atividades.

“É um setor que está em crescimento e há uma defasagem entre a quantidade de vagas disponíveis e o número de profissionais qualificados. Por isso, quem tem interesse em entrar nessa área precisa se planejar, entender a dinâmica do mercado e quais as habilidades e conhecimentos necessários para a função que almeja. Há muitas chances de especializações nas mais diversas áreas de TI, seja para atuar com as atividades mais técnicas ou de gestão”, conclui Thassiane.

Comments are closed