Startup oferece soluções para reduzir incidentes e perdas na logística

Startup oferece soluções para reduzir incidentes e perdas na logística

Processos bem gerenciados são cruciais na indústria, mas atrasos, roubos e acidentes, ainda são problemas comuns no setor logístico. As consequências marcam presença nos custos adicionais inesperados e impactos na produtividade de empresas, que vão de e-commerce a setores tradicionais como construção e farmacêuticas. Para prevenir esses problemas, a Trackage, startup brasileira como foco 100% voltado para soluções logísticas, aposta em tecnologia para aumentar a segurança de cargas e colaboradores.

Um dos setores mais atingidos na área de logística é o transporte rodoviário, com custo estimado em 6% do Produto Interno Bruto (PIB) e que compreende 60% dos meios de transporte no Brasil. As cargas estão quase sempre em movimento e longe dos centros de distribuição, com pouca ou nenhuma visibilidade para os gestores. Com a solução desenvolvida pela Trackage é possível monitorar cargas à distância, verificar a temperatura de produtos perecíveis e avisar em tempo real sobre impactos ou violação de produtos.

Uma outra aplicação do monitoramento é no planejamento de pessoal em diferentes áreas da empresa. A Techint, multinacional de engenharia e construção civil, usa o crachá inteligente também desenvolvido pela Trackage para localizar em tempo real os colaboradores em uma grande obra. Isso permite prever e gerir todo o fluxo de pessoas, distribuir melhor a força de trabalho e apoiar o planejamento de evacuação em eventuais acidentes.

Segundo Victor Hugo Moreira, fundador e CEO da Trackage, uma aplicação comum é evitar acidentes no chão de fábrica. “Infelizmente, não é raro ocorrer acidentes entre pessoas e máquinas. Nós criamos uma tecnologia que desliga motores automaticamente quando um colaborador não autorizado está próximo demais. Isso evita acidentes fatais em situações reais, como empilhadeiras dando ré em direção a operadores pedestres”.

Apesar de representarem novos investimentos, as inovações trazidas pela indústria 4.0 têm se mostrado chave para a produtividade. Startups como a Trackage criam soluções com custo reduzido pela evolução tecnológica das décadas passadas, e têm aceitação cada vez maior em grandes empresas para atingir mais produtividade e qualidade de serviço.

Comments are closed