COMBA lança solução para mitigar a interferência da
tecnologia 5G nos sistemas satelitais que utilizam a banda C

COMBA lança solução para mitigar a interferência da
tecnologia 5G nos sistemas satelitais que utilizam a banda C

A tecnologia 5G que aos poucos tem se instalado pelo mundo, e que em breve se instalará pelo Brasil, vêm para melhorar diversos pontos na conexão atual, dentre eles o ganho de velocidade de transmissão ou as taxas de download / uploas, diminuição no delay de sinal de telefonia móvel e consequentemente a experiência geral do cliente ao utilizar seus devices conectados à internet. Porém, através de uma série de estudos realizados na China e no Brasil (neste realizado pela ANATEL), a tecnologia 5G (IMT-2020), em 3,5 GHz pode causar interferência no FSS – Serviço Fixo Satelital, na Banda C e nos equipamentos de recepção de televisão por antenas parabólicas.

Assim, em virtude de sua expertise no segmento e do crescimento que tem demonstrado esse mercado, a COMBA tomou a iniciativa de desenvolver uma solução que vai de encontro com os estudos divulgados pelo Comitê de Uso do Espectro e de Órbita da Anatel (o “CEO”) que é capaz de mitigar essa interferência e assim garantir que a convivência entre os sistemas IMT 3.5 GHz e a Banda C (Sistema Profissional – FSS) seja factível e eficiente.

A solução desenvolvida pela COMBA é composta por filtros que atendem as faixas de frequências de 3700-4200MHz e que quando instalados corretamente nos sistemas satelitais eliminam a interferência e melhoram o sinal de recepção no sistema de televisão TVRO  (Television Receive-Only).

Um dos modelos de filtro desenvolvidos inclusive já é integrado com um LNB (Low Noise Block) que tem como objetivo amplificar e converter uma larga banda de frequências compensando assim a perda de sinal associada ao cabo coaxial, típico em frequências relativamente altas.

Com isso, a COMBA reafirma seus esforços no desenvolvimento de soluções inteligentes que melhorem cada vez mais o sistema de telefonia móvel no Brasil e no mundo para que seus usuários possam disfrutar de serviços cada vez melhores.

Comments are closed