6 tendências para desenvolvedores em 2021

6 tendências para desenvolvedores em 2021

Por Kevin Allen, IBM Developer Advocate

Os developer advocates da IBM compartilham seus insights sobre as tendências que veremos em 2021.

1. Desenvolvimento de Multi Arquitetura
De acordo com Spencer Krum, developer advocate da IBM: “Você terá que se testar e utilizar muitas plataformas diferentes – e desenvolver para essas plataformas. Isso será muito trabalhoso, mas é o que vamos ter que fazer para realmente capturar muitos usuários.”

Red Hat OpenShift é uma plataforma de nuvem híbrida aberta que permite codificar em modo de produção em qualquer lugar que você escolher desenvolver.

2. Experiência de desenvolvimento em thin terminal
developer advocate da IBM, JJ Asghar, prevê melhores experiências de desenvolvimento com thin terminals em 2021. “Eu realmente acredito que nós teremos mais thin terminals ou experiências similares com o iPad para desenvolvedores em 2021”, diz Asghar. “A capacidade de ter espaços de trabalho prontos para o desenvolvimento ou servidor de desenvolvimento, nos quais você pode executar VS code na nuvem para poder fazer o desenvolvimento, permitirá que os espaços de trabalho thin client comecem a voltar. Eu realmente acho que isso será divertido”.

Explore os Red Hat CodeReady Workspaces e os IBM Wazi Developer for Red Hat CodeReady Workspacepara acessar os workspaces OpenShift e a IDE no navegador para o desenvolvimento rápido de aplicações em nuvem.

3. Privacidade de Dados em Segurança
A engenheira sênior de software da IBM, Megan Kostick, identificou a privacidade de dados em segurança como uma das principais tendências para 2021. “As pessoas já estão se perguntando: ‘onde estão meus dados, como eles estão sendo processados, como eles são usados, compartilhados, permanecem em conformidade?”, diz Kostick. “E com a GDPR, eu acho que realmente se abriram as portas aqui, e nós vamos ver muita inovação não apenas na indústria de tecnologia, mas também, em todas as indústrias que armazenam dados e eu estou animada para ver o que vai vir este ano.”

Assista a este vídeo para aprender a desenhar microserviços para segurança e privacidade e aprenda a construir um aplicativo seguro com o OpenShift 4,3 na nuvem pública.

4. Chatbots
developer advocate da IBM, Hana Ibrahim, vê uma evolução em chatbots em 2021. “Neste ano, as empresas serão forçadas a se ajustar ao que chamamos de ‘operações em qualquer lugar’, onde teriam que prestar seus serviços remotamente, especialmente com os supermercados e com os restaurantes”, diz Ibrahim. ” Temos visto o surgimento de apps que fazem encomenda de comida ou mercado para você. Então, eu acho que chatbots serão muito requisitados. Eles ajudarão essas empresas a obter todos os pedidos dos clientes e tê-los em um só lugar.”

Watson Assistant ajuda a criar chatbots. Se você está pronto para construir seu próprio chatbot, confira o padrão de código a seguir: Construa um chatbot para o seu app móvel.

5. Edge computing
developer advocate da IBM, Mo Haghighi, prevê uma maior ênfase em edge computing para desenvolvedores. “Edge computing está por aí há algum tempo”, diz Haghighi, “mas com os últimos avanços nas áreas de semicondutores, comunicações e código aberto, os desenvolvedores agora são capazes de construir poderosos aplicativos de ponta incorporando inteligência artificial.”

Leia este artigo para entender os benefícios, desafios e arquiteturas a serem considerados ao implementar edge computing em telecomunicações e outras indústrias: Arquitetura de Edge Computing e casos de uso.

6. DevOps
developer advocate e apresentador do podcast IBM Developer, Luke Schantz, diz que fomos além do ciclo do hype para DevOps, DevSecOps e Data Ops. “Essas práticas alcançaram a maturidade e estão sendo aplicadas em todos os lugares, como parte das transformações digitais, da modernização de aplicações e do desenvolvimento de novas aplicações”, diz Schantz.

Comments are closed