Empresas investem em inovação como diferencial na pandemia

Empresas investem em inovação como diferencial na pandemia

Para se destacar em meio à crise, muitas empresas buscam espaços como o inovabra habitat – ambiente de coinovação do Bradesco, com atuação física e digital, que representa um importante elemento de apoio para viabilizar a estratégia de inovação aberta e contribuir para acelerar as jornadas de transformação digital e cultural das empresas habitantes. Durante os últimos meses, o inovabra habitat vem recebendo novas empresas de diferentes segmentos: Bancorbrás, Fundep, Kraft Heinz, Ícaro Tech, Sidia, Solutis, BD, Brink’s, PwC Brasil e CI&T. Essas empresas se juntam às 75 corporações que já fazem parte do ecossistema para lançar desafios e procurar soluções inovadoras entre as mais de 170 startups habitantes, além das outras mais de 1.000 startups conectadas através dos centros parceiros ACATE e Porto Digital.

“Sabemos que momentos desafiadores são grandes oportunidades para se reinventar, evoluir e inovar. Durante a pandemia, aumentamos em 60% o volume de atividades de coinovação e mais do que dobramos o número médio de participantes em eventos. Com isso, nesses meses de isolamento social, conseguimos gerar mais de 60 contratos entre os habitantes”, comenta Walkiria Schirrmeister Marchetti, Diretora Executiva do Banco Bradesco. “Com novas empresas integrando o ecossistema, ampliamos o portfólio de demandas por soluções inovadoras. Além de potencializar a geração de negócios, contribuímos para a troca de aprendizado e melhores práticas entre diversos setores da indústria”, completa.

Foi o que motivou a empresa de logística Brinks a se tornar habitante. “A Brink’s busca constantemente inovações em suas tecnologias, processos e produtos mantendo o foco no cliente. Com a parceria com o inovabra habitat, entendemos que estamos abrindo nosso leque de conhecimento para buscar o que há de mais novo no mercado e atender nossos clientes de uma forma ainda mais ampla. Apostamos nessa parceria para criarmos laços e, assim, proporcionarmos juntos, novas soluções e melhorias para o mercado”, comenta Gil Hipólito, diretor de Novos Negócios da Brink’s.

O Partner, EVP for Growth and Innovation da CI&T, Mauro Oliveira, acredita que fomentar a coinovação e gerar oportunidades deve ser um processo contínuo. “Somos parceiros de longa data na jornada de transformação lean digital do Bradesco, e como especialistas digitais, é um grande privilégio integrar o inovabra habitat e ter a oportunidade de fomentar diariamente a coinovação, além de promover projetos relacionados ao digital e todo o universo que abrange”, destaca.

“É muito importante para a Kraft Heinz contar com um parceiro como o inovabra habitat para nos auxiliar na aproximação com startups que tenham soluções inovadoras para os desafios do dia a dia da companhia. A parceria é um pilar importante em nosso processo de Open Innovation, onde mapeamos e priorizamos desafios para buscar novas tecnologias e parceiros que nos ajudem nessa jornada de inovação e, por meio do inovabra habitat, conseguimos ter acesso a esses parceiros. Ao longo de 2020 fizemos alguns Demo Days e já temos cases de sucesso e, para 2021, o objetivo é seguir contando com a parceria para otimizar áreas e processos dentro da companhia”, explica Isabela Bonassi, Coordenadora de Consumer Insights na Kraft Heinz Company.

Além da oportunidade de estarem imersos constantemente em uma cultura e aprendizados de inovação, fechar negócios, e ter acesso à soluções maduras, open API, computação imersiva, inteligência artificial, IoT, blockchain e big data, os habitantes também contam com parceiros e consultores em diversas áreas de atuação, que fornecem benefícios e serviços de apoio às startups e empresas membro em temas como assessoria jurídica, estratégica, de investimentos, treinamento entre outros. O mais novo parceiro é o AAA , empresa de educação corporativa com foco em inovação, transformação digital e formação de lideranças. Todos os habitantes, sejam corporações ou startups, terão 90 dias de acesso aos cursos, aulas e conteúdos digitais da plataforma de forma gratuita. Após esse período, terão, ainda, 50% de desconto na assinatura da plataforma.

O novo modelo digital do inovabra habitat também contribuiu para que empresas passassem a integrar o time e se conectassem ao ecossistema sem estarem necessariamente presentes fisicamente no espaço. Com as versões presencial e digital, o inovabra habitat se mantém como um elemento chave de apoio na estratégia de inovação aberta do Bradesco e das empresas habitantes além de contribuir para a transformação cultural dos funcionários.

Comments are closed