Equipe da Universidade Federal de Santa Catarina vence competição global da Shell

Equipe da Universidade Federal de Santa Catarina vence competição global da Shell

A Shell anunciou hoje que a equipe E3 UFSC, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi a campeã da competição Pitch The Future. Promovido mundialmente pela Shell, o evento é dividido em diferentes fases e reúne estudantes de todo o mundo na tarefa de solucionar desafios energéticos reais, ampliando e adaptando suas habilidades nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, na sigla em inglês). O campeonato faz parte de uma Liga Virtual que a Shell incluiu na programação da Shell Eco-marathon deste ano.

A equipe catarinense, que inclui alunos de diversas disciplinas, venceu o desafio “Reduzindo as Emissões de CO2 em Casa”, apoiado pela Shell Energy. Para este desafio, a E3 desenvolveu um conceito inovador que ajuda a reduzir as emissões de CO2 em casa, sem comprometer o conforto e a conveniência. A equipe apresentou sua proposta a um painel de especialistas da indústria.

“Parabenizamos a E3 UFSC pela vitória em uma das categorias da primeira competiçãoPitch the Future. Estes estudantes trouxeram muita energia, pensamento inovador e criatividade para esta competição, e os jurados ficaram extremamente impressionados com suas ideias,” afirma Norman Koch, gerente geral Global da Shell Eco-Marathon. Ele acrescenta: “Estou orgulhoso de todos que se envolveram no Pitch the Future.Nossa equipe da Shell trabalhou sem descanso para garantir que a competição fosse realizada dentro do ‘novo normal’, de modo a permitir que os estudantes de todo o mundo aplicassem suas habilidades nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática e demonstrassem sua paixão para resolver alguns dos mais urgentes desafios energéticos do mundo.”

Um resumo do projeto da equipe E3 USFC pode ser acessado neste link.

Mais de 130 equipes da Ásia, Europa e Américas se inscreveram para um ou mais desafios do Pitch the Future. Um total de 13 times foi selecionado para avançar para as finais em quatro categorias, com três finalistas em cada categoria e uma seleção extra para a melhor equipe estreante no desafio de mobilidade elétrica. Além das categorias “Reduzindo as Emissões de CO2 em Casa”, “Reduzindo as Emissões de CO2 no Transporte Rodoviário de Cargas” e “Veículos Elétricos e Viagens de Longa Distância”, os desafios também incluíram o tema “Rastreando e Reduzindo as Emissões de CO2 de Veículos”, com a Microsoft. A Shell também fez parceria com a Adobe para oferecer aos participantes acesso à Adobe Creative Cloud por seis meses. Além disso, a empresa reuniu o time do seu programa NXplorers para a realização de webinars para ajudar os estudantes a pensarem nas melhores práticas para resolução de problemas.

Comments are closed