IBM lança capacidades inovadoras para Watson

IBM lança capacidades inovadoras para Watson

A IBM (NYSE: IBM) anunciou hoje capacidades inovadoras para o IBM Watson, projetadas para ajudar a escalar o uso de Inteligência Artificial (IA) nas empresas.

Desenvolvidas por IBM Research, as novas capacidades são desenhadas para melhorar a automação da IA, fornecer um nível mais alto de precisão em processamento de linguagem natural (PLN) e promover uma maior confiança nos resultados derivados de predições de IA. Elas incluem:

• Reading Comprehension (compreensão de leitura) baseada em um sistema inovador de perguntas e respostas (QA) de IBM Research. Atualmente em versão beta no IBM Watson Discovery, está planejado como um novo recurso que pode ajudar a identificar respostas mais precisas para consultas em linguagem natural de uma vasta coleção de documentos corporativos complexos. Também fornece pontuações que indicam como o sistema é confiável em cada resposta.

• FAQ Extraction usa uma nova técnica de PLN de IBM Research para automatizar a extração de pares de perguntas e respostas dos documentos de FAQ (perguntas frequentes). Atualmente em versão beta nos recursos de pesquisa do IBM Watson Assistant, está planejado como um novo recurso para ajudar os negócios a manterem assistentes virtuais atualizados com as respostas mais recentes e reduzir o tempo que consome o processo de atualizações manuais.

• Um novo modelo de classificação de intenção também está disponível agora no IBM Watson Assistant. Foi projetado para entender com mais precisão o objetivo ou intenção de um usuário final ao interagir com um assistente virtual e para permitir que os administradores treinem o sistema mais rapidamente. O modelo fornece resultados mais precisos usando menos dados em comparação com outros sistemas comerciais1. Isso pode ajudar as empresas a entrarem em operação com assistentes virtuais em alguns dias e, ao mesmo tempo, atingir alta precisão.

• IBM Watson Discovery agora inclui suporte para 10 novas línguas, incluindo Bósnio, Croata, Dinamarquês, Finlandês, Hebraico, Hindi, Norueguês (Bokmal), Norueguês (Nynorsk), Sérvio e Sueco. A IBM vem continuamente adicionando suporte para línguas adicionais para ajudar as empresas a construir soluções de PLN de nível empresarial global.

Leia mais sobre as atualizações de processamento de linguagem natural aqui .

“Este ano nos mostrou que o verdadeiro poder da IA está em ajudar as empresas a agir e responder às mudanças em tempo real. Isso significa minutos e horas – não semanas ou meses “, disse Daniel Hernandez, Gerente Geral de Data e IA da IBM. “Os novos recursos de IA de hoje são mais um exemplo de como os avanços de ponta da IA provenientes de IBM Research nos ajudam a fornecer inovações em linguagem, automação e construção de confiança no IBM Watson que estão fazendo a diferença para empresas de todos os tamanhos e em todos os setores”.


Avanço nas capacidades de governança da IA para ajudar a construir confiança e transparência nos resultados de negócios

A IBM também anunciou planos para comercializar os ‘AI Factsheets’ desenvolvidos por IBM Research como parte do Watson Studio em Cloud Pak for Data ao longo do próximo ano. Assim como os rótulos nutricionais de alimentos ou as fichas de informações de equipamentos, os AI Factsheets são feitos para fornecer informações sobre as características importantes dos produtos. Padronizar e divulgar essas informações ajudará a construir confiança nos serviços de IA em todos os segmentos.

Para complementar, IBM Services for AI at Scale, uma nova oferta de consultoria, fornece às empresas estrutura, metodologia e tecnologias subjacentes para guiar as organizações em suas jornadas para uma IA confiável e ética. O IBM Cloud Pak for Data também tem novas capacidades para fornecer uma base completa para IA que pode rodar em qualquer nuvem. Leia mais sobre as atualizações de Governança em IA aqui.

Marcas líderes globais estão usando IBM Watson para infundir inteligência em seus fluxos de trabalho. Por exemplo, a EY – líder global em seguros, imposto, estratégia e transações e serviços de consultoria – está transformando o processo de due diligence de fusões e aquisições (M&A) usando o IBM Watson Discovery. Seguindo a expansão global de sua aliança com a IBM no meio do ano, a EY lançou o Diligence Edge, que inclui um modelo customizado de PLN treinado na linguagem proprietária da EY de M&A, para ajudar os negociadores a identificar e obter insights valiosos ao longo do ciclo de vida das transações, assim como tomar decisões informadas em oportunidades de valor de negócio para obter vantagem em processos de negociação competitiva.

Regions Bank tem trabalhado com a IBM para completar um modelo de caso de uso de monitoramento que utiliza IBM Cloud Pak For Data e Watson OpenScale. A Regions foi capaz de ter uma leitura contínua na precisão do modelo em produção e alcançou uma confiança superior na qualidade das predições. A IBM fornece uma abordagem padronizada e disciplinada para o rastreamento do modelo de desempenho e promoverá programas de gerenciamento de ciclos de vida de modelos de ponta a ponta da Regions. A companhia também está utilizando IBM Watson para melhorar o serviço ao cliente e diminuiu o tempo de espera das chamadas em 40% desde o início da pandemia de COVID-19 usando o Watson Assistant.

A EY e Regions Bank se juntaram a uma crescente lista de empresas que usam IBM Watson, incluindo: Japan Airlines, NatWest, Maricopa County e várias outras.

As notícias de hoje são mais um passo da IBM para avançar sua estratégia de negócio de IA: desde a comercialização de capacidades avançadas de PLN do Project Debater; a expansão das capacidades de automação baseada em IA com o lançamento do IBM Watson AIOps ; as aquisições da WDG Automation e a Instana2 e um ecossistema expandido de parceiros, incluindo ServiceNow; e ajudando empresas, organizações de saúde, governos e instituições acadêmicas a utilizar o IBM Watson Assistant para obter as informações que eles consideram confiáveis sobre a pandemia para as partes interessadas.

1 Qi et. al, 2020: Benchmarking Intent Detection for Task-Oriented Dialog Systems https://arxiv.org/pdf/2012.03929.pdf
2Previsto para fechar dentro de algumas semanas .

Comments are closed