OLX: Celular e videogame são os eletrônicos mais procurados na pré-Black Friday

OLX: Celular e videogame são os eletrônicos mais procurados na pré-Black Friday

Nas semanas que antecedem a Black Friday no Brasil, dados da OLX, uma das maiores plataformas de compra e venda online, mostram os produtos mais procurados nas categorias de Eletrônicos e Celulares, no intervalo de 16 de outubro a 16 de novembro de 2020. Celular ocupa o primeiro lugar com 36,4% da procura, seguido de videogame com 22,9%, televisão com 10%, notebook com 7,9% e computador e periféricos com 7,1%.

Dentre os modelos de celular mais procurados estão iPhone 7 (17,3%), iPhone 6 (13,9%) e iPhone X (8,6%), como mostra a tabela abaixo.

“Equipamentos eletrônicos tendem a ser no geral os produtos com maior demanda no fim do ano, especialmente na Black Friday. Este é o período em que as empresas de tecnologia renovam seus produtos, lançando os modelos da próxima geração. Ao mesmo tempo, as versões anteriores tendem a ficar mais baratas e equipamentos seminovos e usados se destacam por chegarem ao consumidor com valores ainda mais atrativos”, diz Lucas Vargas, general Manager da OLX.

Em relação aos consoles, Playstation 4 (33,1%), Xbox One (17,9%) e Xbox 360 (14,2%) são os mais requisitados.

Na contramão do mercado, a indústria de games ganhou impulso com a pandemia. Segundo dados da Newzoo, uma das principais consultorias do mercado de games, o segmento deve movimentar este ano US$ 1,75 bilhão em todo o mundo, um crescimento de 10% em relação a 2019. Não à toa, Sony e Microsoft lançaram recentemente o PlayStation 5 e o Xbox Series S.

Para Lucas, o período de lançamento dos consoles próximo à Black Friday permitiu que muitos fãs pudessem vender seu modelo antigo para comprar um novo. “PlayStation 4 e Xbox One estão entre os modelos mais procurados na subcategoria de videogame, o que torna a Black Friday deste ano uma ótima oportunidade para quem quer adquirir um aparelho com preço mais acessível”, diz.

Aumento na demanda em relação a 2019

Quando observados os dados de demanda na OLX nas semanas antecedentes à Black Friday deste ano, de 16 de outubro a 16 de novembro, em comparação ao mesmo período de 2019, os eletrônicos que tiveram maior aumento na procura foram, respectivamente, PC Gamer (53%), Computador e Periféricos (27%), Notebook (24%), Kindle (16%), Tablet (9%) e Televisão (7%).

Para Lucas, a pandemia foi um dos fatores que motivaram o crescimento percentual desses produtos. “Com as medidas de isolamento e distanciamento social, muitos brasileiros tiveram de adaptar seus lares para trabalhar de casa, o que justifica o crescimento no interesse e na compra de notebooks, computadores e periféricos. Ao mesmo tempo, gadgets como Celulares e Videogames cumpriram uma demanda de interação e momentos de lazer em um período de pandemia”, explica.

Black Friday na OLX

Quem pretende comprar celular ou videogame, ou está em busca de bens de consumo como eletrônicos e eletrodomésticos, pode contar com vantagens da OLX na semana da Black Friday.

A plataforma oferece incentivos aos consumidores que usarem a solução OLX Pay nas compras até 30 de novembro. Todas as transações realizadas pela opção de pagamento da plataforma terão frete grátis e poderão ser parceladas em até 12 vezes sem juros. A promoção é válida para compras de até R$ 3 mil. Confira o regulamento no link.

Comments are closed