Fundep expande atuação com escritório no inovabra habitat

Fundep expande atuação com escritório no inovabra habitat

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), uma das principais gestoras de Ciência e Tecnologia do Brasil, com 45 anos de história, conecta-se a novas frentes de inovação aberta por meio do seu novo espaço localizado no inovabra habitat, ambiente de coinovação do Bradesco, em São Paulo (SP).

A Fundep tem em seu portfólio de instituições apoiadas a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – considerada uma das principais da América Latina e bem classificada entre as melhores nos rankings mundiais – e também outros mais de 30 reconhecidos centros de ciência e tecnologia de diversas áreas do conhecimento.

Em destaque, entre a gestão e coordenação de projetos, a fundação está à frente da articulação, juntamente a UFMG, do Programa Cooperativa de Laboratórios (CooLabs), premiada iniciativa que corresponde pela testagem de um terço dos pacientes com Covid-19 em Minas Gerais.

Entre outras ações, destaca-se também a transformação do conhecimento gerado na universidade em um negócio inovador, por meio da Akwan, empresa desenvolvida no Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG que atraiu o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Google na América Latina para Minas Gerais. O projeto, organizado por um grupo de professores e pesquisadores do DCC e que teve o apoio da Fundep, tem a essência da fundação de proporcionar o trânsito entre a universidade e o mercado.

Neste momento, a expertise proveniente de Minas Gerais por meio da Fundep encontra novas oportunidades em São Paulo, por meio do inovabra habitat, que oferece atuação física e digital, dedicada à geração de negócios de alto impacto baseado em tecnologias digitais como Blockchain, Big Data e Algoritmos, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Open API, Plataformas Digitais, Computação Imersiva e Open Data.

A atuação da Fundep no inovabra habitat tem o intuito de expandir a sua prospecção de negócios e parcerias, além de participar dos desafios de negócios apresentados por corporações representantes de 20 setores da economia, bem como as demandas específicas das várias áreas de negócios do Bradesco.

Instalada no espaço desde abril de 2020, a fundação ocupa uma sala exclusiva no 8º andar. O habitat é formado por 10 andares e em cada um deles encontra-se a presença de empresas, startups, investidores, consultores e mentores, que trabalham lado a lado para inovar e gerar negócios por meio de networking e colaboração. Também são promovidos eventos com o propósito de ampliar o conhecimento nas áreas relacionadas à tecnologia, sociedade e negócios, por meio de palestras, treinamentos, painéis e workshops.

Novos horizontes

O estado de São Paulo, de acordo com a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, concentra 25% do total de instituições de educação superior do país, a maior rede gratuita de ensino técnico e profissionalizante e três universidades públicas, consideradas as melhores do Brasil, com reconhecimento internacional. Além disso, é o maior polo comercial e industrial, contribuindo com 32% da receita nacional de comércio, com grande oferta e demanda de serviços, que o caracterizam como o maior polo do setor terciário nacional.

Entre as frentes de atuação da Fundep em sua nova casa estão a prospecção nos setores automobilismo, por meio do projeto Rota 2030 – iniciativa do governo federal formada por cinco linhas, das quais duas são geridas pela fundação – e, também, agronegócio e saúde, temas importantes neste momento e que permitirão a inserção da fundação no ecossistema de inovação de São Paulo.

Para o business development partner da Fundep Edilson Zenatti, responsável pelas atividades em terras paulistanas, “as novas parcerias permitirão ampliar as possibilidades de negócio no contexto da inovação aberta para a fundação”.

Comments are closed