TI Industrial é o foco da nova solução de monitoração da Paessler

TI Industrial é o foco da nova solução de monitoração da Paessler

A partir de agora, a plataforma de monitoração PRTG Network Monitor, da Paessler, passa a suportar plenamente os padrões de comunicação de ambientes de TI Industrial. Isso permite ao PRTG monitorar dados do chão de fábrica usando sensores nativos para OPC UA, MQTT e Modbus TCP. O resultado é uma abordagem holística à monitoração da TI industrial, permitindo a visualização simultânea de dados gerados em ambientes OT (Operational Technology) e TI.

“O PRTG gerencia de forma integrada ambientes TI e OT”, ressalta Markus Mediger, Gerente de Produtos para IoT e Indústria da Paessler. Isso facilita a verificação do status geral de CLPs, CPIs e outros controladores presentes no chão de fábrica. Ao oferecer a capacidade de coletar dados dos protocolos mais utilizados por vários fornecedores, como OPC UA, MQTT e Modbus TCP, a Paessler acelera a integração entre os mundos de TI e TI Industrial. “Isso traz enormes possibilidades para as empresas que buscam uma abordagem holística de monitoração de todos os ambientes digitais”, resume Mediger.

As inovações da solução de monitoração OT/IT da Paessler incluem:

  • Capacidade de monitorar dispositivos Modbus TCP no chão de fábrica, sem necessidade de conversores de protocolos
  • Suporte ao padrão de interoperabilidade industrial OPC UA
  • Capacidade de monitorar o status do Soffico Orchestra
  • Implementação do protocolo de mensageria MQTT (incluindo a capacidade de monitorar MQTT Broker e MQTT Statistics, e de enviar notificações baseadas em MQTT). Isso leva recursos de comunicação máquina-a-máquina a espaços de IoT e de TI industrial.

Paessler amplia ecossistema de parceiros e colaboração com órgãos do setor industrial

A Paessler estabeleceu alianças com importantes players do espaço de TI industrial – caso da INSYS icom, fabricante de gateways para máquinas inteligentes, e da Soffico, fornecedora do motor de integração Orchestra.  A meta é facilitar a comunicação entre ambientes OT e IT da empresa como um todo. Em busca de estender ainda mais esse ecossistema, a Paessler está buscando novos parceiros para ampliar a capacidade de sua solução de monitoração geral.

A Paessler uniu-se à OPC Foundation, um consórcio industrial que cria e mantém padrões para conectividade aberta de dispositivos e sistemas de automação industrial. Ao fazer parte desta comunidade, a Paessler está na vanguarda da implementação dos padrões mais recentes em TI industrial, fornecendo às empresas usuárias as mais recentes visualizações de dados para OT e TI.

Para Helmut Binger, CEO da Paessler, o fato de a Paessler contar com uma robusta base de clientes em monitoração de TI explica a expansão das capacidades do PRTG para o mundo da TI industrial. “A implementação dessas novas capacidades do PRTG, impulsionadas pelo mercado e feitas sob medida para ambientes industriais, marca o início de nossa jornada para criar uma oferta mais abrangente para atender às crescentes necessidades de monitoração de nossos clientes.”

Para consolidar ainda mais esse movimento, a Paessler contratou Marcus Kraus, profissional com mais de 20 anos de experiência como diretor comercial e administrativo no setor industrial. Kraus é o novo Gerente de Desenvolvimento Corporativo e Estratégia da Paessler. Seu papel é ampliar a rede de parcerias estratégicas no campo de TI industrial.

Comments are closed