Innovathon: Leroy Merlin e Danone propõe desafio entre startups

O princípio ‘Circular’ motivou a parceria entre duas empresas altamente representativas em seus segmentos, Danone e Leroy Merlin (indústria de alimentos e varejo de materiais da construção) se unem de forma inédita para o bem comum, com visão estratégica de consumo consciente associado a reutilização de resíduos da cadeia de produção de ambas.

Assim surgiu a ideia do desafio Inovadoria – Parcerias que fazem as ideias circularem. A conversa entre os times de sustentabilidade e inovação das empresas fluiu com a motivação de contribuir para um mundo mais consciente no que diz respeito ao consumo e utilizando para isso os conceitos de economia circular. O projeto objetiva dar uma segunda vida à determinados tipos de plástico comumente usados em embalagens, buscando mitigar o impacto desses componentes no meio ambiente. A circularidade propõe uma mudança em toda a maneira de consumir, do design dos produtos até a relação com as matérias-primas e resíduos .

As duas marcas, juntamente com a WaM (Worth a Million), empresa aceleradora de inovação corporativa, selecionaram 10 startups para esse desafio, as escolhidas para próxima fase foram: Boomera, Ecoplanplas, Triciclo, Instituto Muda, Minha Coleta, Trashin, Residuall, Yougreen, Greening Hub e MadTech.

Formato do hackathon

Serão 4 etapas – webinar, apresentação dos pitches das startups, escolha das finalistas e desenvolvimento do produto. O desafio para as startups selecionadas será o de transformar a partir das embalagens plásticas descartas da Danone, um produto circular e sustentável que será retornado ao mercado para comercialização nas lojas Leroy Merlin Brasil.

A vencedora vai receber uma bolsa investimento de 50 mil reais. Será um Hackathon totalmente online, em que as empresas se reúnem a fim de explorar, discutir novas ideias e desenvolver projetos.

“O Cross Industry Innovation é um passo além na inovação corporativa. Imagine que no open innovation utilizamos startups para gerar uma mudança cultural nas corporações. Isso geralmente acontece do menor para o maior. Agora imagine as mudanças significativas que a junção de grandes corporações privadas poderiam causar no país e no mundo? Esse é o grande objetivo dessa parceria com a Danone vamos juntar o open innovation e o cross industry innovation em um só desafio e estamos motivados para ver os resultados e contribuir para transformar o mundo em um lugar melhor para se viver”, revela Rodrigo Spillere – Gerente de Inovação, Leroy Merlin Brasil.

“Como empresa comprometida em promover a saúde das pessoas e do planeta, queremos contribuir para promover o conceito de economia circular, no qual produtos e materiais permaneçam em uso e na economia, assim eliminando resíduos e poluição. Acreditamos que essa parceria com a Leroy Merlin Brasil é um passo importante e fundamental para darmos um novo olhar aos materiais plásticos, podendo transformá-los em novos produtos úteis para o consumidor como itens decorativos para sua casa, por exemplo comenta Luiza Yang, gerente de sustentabilidade da Danone. “Estamos empolgados com esta colaboração e confiantes que o resultado traduzirá a ideia de que é possível consumir considerando o impacto positivo que nossas escolhas podem causar, na comunidade ao planeta”, finaliza.

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.