Estudo realizado com mais de 150 empresas define perfis de cultura organizacional

Estudo realizado com mais de 150 empresas define perfis de cultura organizacional

Identificar a cultura organizacional da sua empresa possibilita trabalhar com muito mais facilidade e agilidade no desenvolvimento de seus funcionários e na atração de novos talentos, melhorando os processos de gestão de pessoas, e impactando positivamente na produtividade. Mas como chegar a essa definição é uma das dúvidas que os gestores enfrentam. Entre as principais queixas, sobra subjetividade neste momento e falta embasamento para o processo.

Para ajudar as companhias, a Mindsight, startup de inteligência em Recursos Humanos, realizou uma pesquisa com 158 empresas brasileiras de diferentes setores. Por meio da análise dos padrões de cultura organizacional, a startup chegou a 8 perfis culturais existentes: pragmático, colaborativo, estável, criativo, ágil, executor, consolidado e comprometido.

O estudo foi realizado em quatro etapas. Utilizando o método Organizational Culture Profile (OCP), de O’Reilly, Chatman & Caldwell, a primeira etapa foi chamada de “Mapeamento Cultural da Organizações” e consistiu na realização de um questionário com parte de funcionários das empresas da amostra no qual eles tinham que ranquear 33 frases em ordem de prioridade, como por exemplo “ter autonomia”, “ser orientado para resultado” e ” ter estabilidade”.

A partir dos resultados obtidos, foi possível entender quais comportamentos são mais e menos valorizados dentro do ambiente de trabalho das empresas da amostra, descrevendo como essas organizações funcionam no seu cotidiano. Para a segunda etapa, as empresas foram separadas em grupos, ou “clusters”, de acordo com suas similaridades encontradas na primeira fase.

Já na terceira parte da pesquisa, a Mindsight fez um paralelo com a metodologia Competing Values Framework (CVF), desenvolvido por Robert E. Quinn, professor pesquisador da Universidade de Michigan. Nessa metodologia, as empresas são divididas em uma matriz que as separa por mais um conjunto de padrões comportamentais.

(Os quatro tipos de cultura definidas por Quinn)

Por fim, com as análises realizadas em cima dos grupos criados na segunda e na terceira etapa, a Mindsight identificou os perfis culturais existentes. Com a metodologia pronta, a startup elaborou um teste gratuito em que é possível descobrir qual o perfil cultural da sua organização.

Comments are closed