Mercado de TI continua em alta e demanda profissionais capacitados

Nos próximos cinco anos, profissões envolvendo Tecnologia da Informação (TI) estarão entre as 15 mais demandadas pelo mercado de trabalho. A informação divulgada pela consultoria Guia de Carreira* é um termômetro que demonstra o crescimento contínuo do setor e a necessidade de que profissionais de diferentes áreas invistam em conhecimentos tecnológicos.

Para se ter uma ideia da valorização profissional, a média salarial do subsetor de Software e Serviços em TI é a maior entre 10 categorias pesquisadas e apresenta valor de salário 2,8 vezes maior do que em outras carreiras. A informação foi divulgada em abril deste ano, pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom)* que prevê a relevância de aumentar o número de profissionais capacitados no país, de 329 mil para 420 mil, nos próximos três anos.

Atento ao cenário profissional da atualidade, o Senac EAD oferece cursos livres e técnicos, a fim de atender à procura dos interessados em ingressar na profissão, desde as primeiras etapas de aprendizado.

Formação continuada

O instrutor de Educação Profissional em TI do Senac EAD, Mateus Ramos Pereira, aponta a importância de iniciar o aprendizado por cursos livres. “O aluno constrói uma base de conhecimentos que envolve o entendimento básico sobre o computador, tipos de sistemas que funcionam na máquina, de forma a ir se familiarizando com o manuseio. Ao concluir essa etapa, ele terá os conhecimentos necessários para se preparar para o mercado de trabalho formal, cada vez mais exigente”, observa.

Ainda que a maioria dos jovens procurem alternativas de capacitação em informática, as turmas de cursos básicos do Senac EAD reúnem estudantes com diferentes idades e níveis de conhecimento. “Observamos nesses grupos uma interação muito positiva nos fóruns de discussões, pois, há troca de experiências e saberes entre os diferentes públicos. Isso tem contribuído para um aprendizado participativo e cada vez mais rico”, acrescenta Mateus.

O docente destaca três cursos essenciais para atividades profissionais da atualidade e solicitadas nas entrevistas de emprego: ExcelPower Point e MS Project.

– No curso de Excel, o aluno conhece as funções necessárias para agilizar o trabalho com cálculos automatizados, produção de planilhas, relatórios e gráficos.

– As aulas de Power Point possibilitam o aprendizado em criação de slides, geração de gráficos e animações com layout profissionais;

– O software MS-Project contribui na elaboração de projetos bem estruturados, estabelecendo caminhos pré-definidos, alocação de recursos e uma visão geral dos prazos estabelecidos na etapa de planejamento.

Ensino técnico em Informática

Uma das qualificações disponibilizadas pelo Senac EAD é o Técnico em Informática para Internet que prepara o estudante para trabalhar no desenvolvimento de sites, aplicações web e mobile. O curso tem duração de 17 meses e a aprovação final garante o certificado reconhecido em todo território nacional.

Daltron Simões Vanderlei é docente do Senac EAD e explica que para fazer esse curso, é preciso que os alunos tenham conhecimentos básicos em informática, como manipulação de arquivos, instalação e uso de softwares em geral e internet. “O estudante precisa ser curioso, se interessar por compreender como os sistemas funcionam e como resolver problemas por meio da lógica e passos bem definidos. A qualificação só vem a partir disso e da prática, afinal programação não se aprende apenas com leitura e sim com bastante exercício”, pontua.

Na avaliação do especialista, as principais tendências em qualificação para 2021 dizem respeito às chamadas tecnologias livres ou de “código aberto”. Esses conhecimentos são baseados na linguagem Javascript e são amplamente demandados por empresas e organizações.

Além disso, compreender sistemas web e aplicativos é fundamental já que a computação tem se movimentado mais para essas áreas, em detrimento das aplicações focadas em “desktop”, ou seja, que precisam ser instaladas no computador. “Outros segmentos de grande destaque que devem continuar em ascensão são a de manipulação e interpretação de dados, chamada big data, e a inteligência artificial, cada vez mais acessível e adaptada às necessidades comerciais”, conclui.

Fontes:

Guia de Carreiras* – http://www.guiadacarreira.com.br/carreira/as-carreiras-e-profissoes-que-estarao-em-alta-ate-2025/

Brasscom – Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação * – http://brasscom.org.br/relatorio-setorial-de-tic-2019/

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.