Startup Creators acelera mudanças no mercado de comunicação e é nova investida do Google For Startups

Nohoa Arcanjo e Rodrigo Allgayer no Google For Startups

CREATORS propõe uma nova forma de contratar e receber trabalhos, sendo uma HR Tech que fornece trabalho criativo sob demanda. O foco da startup é estruturar o modelo freelancer, para que profissionais se sintam apoiados a entregar seu trabalho criativo sem preocupações, promovendo acordos claros e seguros entre os profissionais e os clientes.

Fundada em 2017 por Rodrigo Allgayer, o capital para desenvolvimento inicial foi de R﹩ 50 mil das reservas pessoais dos fundadores. Em 2019 a CREATORS recebe Nohoa Arcanjo, profissional de marketing com ampla atuação no mercado de comunicação e de moda, passa a ser sócia da startup, sendo responsável por Marketing, Vendas e Líder de Comunidade. Em maio deste ano, a plataforma foi escolhida para a 5ª turma do Programa de Residência do Google para Startups, e agora em setembro a Creators foi uma das 3 startups investidas pelo Black Founder Fund , iniciativa do Google para investimento em startups fundadas e lideradas por empreendedores negros e negras no Brasil.

Transformando o modelo de contratação de talentos criativos sob demanda

Em meio a incertezas globais e transformação do mercado de trabalho, a indústria da comunicação se vê em uma posição de reestruturação das modalidades de produção criativa. Nessa onda de reformulação, é fato que o mercado tem se tornado cada vez mais dependente de profissionais sob demanda que tenham habilidades específicas e que garantam a entrega de um resultado satisfatório. Neste contexto, a busca por esses perfis não tem sido confiável e estruturada, afinal quanto maior a oferta mais difícil fica encontrar a pessoa certa.

A plataforma recebe apenas profissionais sênior, selecionados por recrutadores humanos e chancelados por um time de curadores renomados no mercado da comunicação – que trazem para a rede freelancers com quem já trabalharam – e fazem a seleção dos melhores currículos e portfólios. Dentre os principais diferenciais, a Creators aconselha os contratantes em relação ao briefing, escopo e valor de cada de trabalho, fornece canal de comunicação para que contratante e candidato conversem e possui gateway de pagamento integrado, evitando que o freelancer se preocupe em cobrar o cliente.

INSPIRAÇÃO

Após passar por agências nacionais e multinacionais, o publicitário Rodrigo Allgayer experimentou trabalhar de forma mais independente e liderou projetos onde contratava outros profissionais freelancers. Ao perceber que o mercado dispunha de muitos profissionais de qualidade e muita demanda de projetos, Allgayer decide investir na ideia de uma rede que conecta os dois lados de forma confiável e segura.

“Vivenciei as dores da informalidade nas contratações sob demanda e percebi um gap na relação freelancer e empresa, e por isso queria oferecer um serviço seguro e confiável para ambos. Assim surgiu a CREATORS: em 24 horas o freelancer dá match com a empresa que está oferecendo o job. Unimos profissionais qualificados e empresas renomadas em uma única plataforma”.

NEGÓCIO

A startup usa algoritmos que identificam as habilidades requisitadas e em 24 horas promove um match perfeito entre profissional e cliente, fazendo a mediação da relação entre profissional e empresa contratante do início ao fim do projeto.

A plataforma fornece ao contratante uma lista com os perfis disponíveis e interessados no projeto e oferece o suporte de um recrutador de talentos para ajudar nas seleções mais especializadas. Caso o match não tenha funcionado bem, a Creators garante a substituição do profissional. Para o freelancer, a plataforma oferece o pagamento proporcional aos dias trabalhados em caso cancelamento do contrato. Entre os profissionais mais requisitados da plataforma estão os Redatores (24,8%), os Diretores de Arte (24,5%), , Designers Gráfico (10,0%), Planners (9,7%) e Programadores (6,6%) e em três anos de operação a startup transacionou mais de 2.8 milhões em contratações para comunidade freelancer, possui cerca de 2.000 profissionais validados e mais de 50 clientes, dentre eles marcas como Pernod Ricard, Vice, UOL, e agências como Soko, Live e Cubocc.

“A curadoria de talentos da CREATORS é realmente muito boa. A seleção feita para cada demanda corresponde ao briefing lançado na plataforma. Além de tudo acontecer de forma rápida e prática”, comenta Leandro Sousa, project Director CUBOCC. “Encontrar e contratar freelancers pode ser uma tarefa longa e desgastante. A CREATORS agiliza esse processo e facilita a comparação entre perfis, além de cuidar da edição de contratos, programação de pagamentos e trocas de e-mail”, pontua Mariana Feniman da ONG Transparência Internacional.

Entre os curadores da rede, estão grandes profissionais de conteúdo, criação e planejamento. Gabriel Klein, Head of Creative, Vice Brazil e Monique Evelle, empreendedora e criadora de conteúdo são alguns deles.

Marcado , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.