XP Inc. lança a XP Ventures e estrutura aproximação com o ecossistema de startups no Brasil e no mundo

Com o objetivo de reforçar seu compromisso com o ecossistema nacional e internacional de startups, a XP Inc. anuncia a criação da XP Ventures, braço da companhia dedicado a firmar parcerias estratégicas com empresas iniciantes, fundos de venture capital e hubs de inovação no Brasil e no mundo.

O novo braço da XP Inc., que começou a ser estruturado há cerca de um ano, será liderado por Marcos Sterenkrantz, Head da XP Ventures. “A XP sempre esteve próxima do ecossistema de inovação no Brasil, por ter nascido com a cultura de ser inovadora. Agora, esse relacionamento será feito de maneira mais organizada e com cara da empresa”, comenta o executivo.

Recentemente, a empresa anunciou a aquisição das startups Antecipa (fintech que atua como plataforma digital de antecipação de recebíveis) e Fliper (plataforma de consolidação automatizada de investimentos). Com a XP Ventures, novos investimentos e todo o relacionamento com o ecossistema serão realizados de maneira mais sistemática, estruturada e alinhada com os produtos e objetivos da companhia, com foco na facilidade de acesso e na democratização dos investimentos no país.

A atuação da XP Ventures será baseada em três pilares: Radar e Tendências, um pilar de inteligência que visa identificar tendências no segmento de finanças, entender o que os consumidores estão buscando e discutir internamente estas novidades; Corporate Ventures , que efetivamente busca descobrir startups que estejam desenvolvendo iniciativas relacionadas com estas tendências e que ofereçam produtos e serviços relacionados com a XP; e Governança, responsável pelo processo de avaliação de parcerias e de acompanhamento dos acordos firmados, garantindo adoção das melhores práticas de relacionamento corporativo com as startups parceiras.

“As parcerias firmadas não necessariamente envolvem investimentos por parte da XP. Se fizer sentido, faremos o aporte. Mas em outras situações, elas podem se tornar fornecedoras ou realizar outros tipos de parcerias, por exemplo”, explica Sterenkrantz. De acordo com o executivo, as teses de investimentos da XP Ventures serão sempre alinhadas com o time de Estratégia da XP Inc, por meio de um comitê. O grupo estuda individualmente cada oportunidade, sem metas ou limites de investimento. “A XP é uma empresa capitalizada e vai alocar recursos quando achar oportunidades interessantes que agreguem valor para nosso cliente”, completa.

A XP estudou diversos benchmarks no Brasil e no mundo para desenvolver um programa alinhado a sua identidade e valores: foco em geração de valor, eficiência, sonho grande e espírito empreendedor. Sterenkrantz explica que as atividades da XP Ventures não serão pautadas apenas pelo viés financeiro do negócio, mas sim pela sinergia com a companhia. “Procuramos startups que estejam claramente alinhadas estrategicamente com a XP Inc. e com a nossa missão. É essencial que esse relacionamento agregue valor à companhia. Investimentos e parcerias são exclusivamente feitos quando trouxermos muito mais do que o dinheiro para mesa”, ressalta.

Marcado , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.