TOTVS cria rede colaborativa de conhecimento e engaja colaboradores durante isolamento social

Com o intuito de gerar conhecimento de valor para os mais de 10 mil funcionários, a TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil, criou a nova versão da Universidade TOTVS. Com uma rede totalmente colaborativa, funcionários passam a produzir conteúdos didáticos e compartilhar o seu conhecimento com os demais colegas.

Com início durante a quarentena, período no qual 99% do time da empresa passou a trabalhar remotamente, a Universidade TOTVS lançou sua plataforma de aprendizagem com mais de 2 mil conteúdos online e 20% desse total feito de maneira 100% autoral e produzidos pelos próprios TOTVERS (como são chamados os colaboradores da empresa). Os materiais são produzidos em formato de vídeo e fazem parte dos conhecimentos técnicos dos próprios colaboradores, adquiridos ao longo de suas experiências.

A Universidade TOTVS utiliza um sistema de gamificação, com um ranking que mostra a colocação dos produtores de conteúdo, avaliados pelos próprios alunos (colegas e funcionários). Os pontos coletados semanalmente dão direito a trocas por produtos e prêmios em uma plataforma de recompensa, como prêmios de até R﹩ 8 mil e viagens de até R﹩ 45 mil, além do reconhecimento das lideranças da empresa. Os alunos mais aplicados também são premiados.

“A cultura dos TOTVERS tem em seu DNA a premissa de que quem aprende e faz, e quem faz, compartilha. O projeto da Universidade TOTVS foi desenvolvido dentro de casa e é único, tivemos como premissa criar algo inovador e sustentável, que tivesse um crescimento exponencial e em rede, afirma Izabel Branco, VP de Recursos Humanos da TOTVS. “O engajamento tem sido maior do que esperávamos. Os TOTVERS estão levando bastante a sério essa nova empreitada e se tornando verdadeiros influenciadores dentro da empresa”, completa.

Até o momento, já foram mais de 76 mil horas de treinamentos online concluídos pelos colaboradores, totalizando um crescimento de 300%. São mais de 80 mil participações nas capacitações e mais de 5 mil conteúdos consumidos e finalizados. Os novos conteúdos são divulgados semanalmente, por meio de uma newsletter e ficam disponíveis em uma plataforma na rede interna da empresa.

“Uma pesquisa interna recente mostrou que 98% dos colaboradores consideram os conteúdos como relevantes. Para a empresa, o resultado também é incrível, fomentando a apropriação do conhecimento técnico para a construção de materiais atualizados e em larga escala, o que não seria possível fazer de uma maneira mais tradicional”, conclui Izabel.

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.