Inovação para a área da saúde é premiada no SAP Innoweeks 2020

O Instituto Nacional de Cancerología (INC), do Governo Federal da Colombia, foi o grande vencedor da edição 2020 do SAP Innoweeks, evento anual de coinovação promovido pelo SAP Labs Latin America. Para atender ao desafio proposto de apoiar a equipe de saúde do INC no uso eficaz das informações de prontuário, otimizar a tomada de decisão e gerar conhecimento, foi apresentado o PredicINC, desenvolvido por um time de funcionários do SAP Labs e do Instituto.

A solução reúne todas as informações e dados do histórico clínico dos pacientes em uma única plataforma, integrando dados valiosos para que a equipe médica possa tomar as melhores decisões de tratamento. Usando aplicações como Natural Language Processing, Machine Learning e o SAP Data Intelligence, o PredicINC consegue prever e simular possíveis cenários levando em conta as patologias dos pacientes, além de automatizar um processo que normalmente levava muito tempo.

O INC conquistou o principal prêmio do SAP Innoweeks 2020 e foi eleito como Best Innovation, além de ser reconhecido em duas categorias técnicas de escalabilidade e engajamento. A Wickbold, com um projeto para rastreamento e devolução de grades usadas na distribuição de produtos, levou o Best Showcase e também o prêmio técnico de design, enquanto o Banco de Alimentos Vale dos Sinos, ficou com o prêmio Purpose, ao apresentar uma tecnologia que otimiza a comunicação da ONG com os doadores.

Outros dois vencedores foram o Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey, do México, com uma solução voltada ao mapeamento de emoções para apoiar necessidades relacionadas à saúde mental dos alunos, e a companhia de produtos de beleza do Peru, Belcorp, que tinha como desafio redesenhar a venda digital para as consultoras. As organizações foram premiadas nas categorias técnicas de arquitetura e integração, respectivamente.

Com 100 profissionais envolvidos, a competição, que tem como objetivo apresentar soluções tecnológicas inteligentes para solucionar desafios de negócios de empresas da América Latina, foi adaptada para um formato totalmente remoto este ano e trouxe diversos aprendizados.

Entre eles, Matheus Souza, líder de Inovação do SAP Labs Latin America, destaca o uso de ferramentas digitais para viabilizar o contato entre as equipes e as companhias participantes. “Não apenas pudemos manter as interações necessárias para o desenvolvimento dos projetos, mas também conseguimos diminuir o impacto ambiental dos deslocamentos que seriam realizados. Reduzimos por volta de 600 horas de viagens dos participantes”, comenta. “O SAP Innoweeks 2020 entregou trabalhos muito qualificados e teve um número maior de empresas nesta edição, cumprindo nossa missão de engajar pessoas em prol de soluções inovadoras e com propósito”, completa.

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.