Startup Xerpa anuncia trabalho remoto definitivo

A Xerpa, criadora do Xerpay, aplicativo que permite que o trabalhador acesse o seu salário referente aos dias já trabalhados, quando quiser, sem que precise esperar a data de pagamento, anunciou que todos os seus funcionários terão a livre escolha de trabalhar remotamente, mesmo após o fim da quarentena. A empresa está funcionando remotamente, desde o dia 16 de março em função da pandemia e tem tido uma experiência surpreendente nesse período.

Em uma pesquisa recente feita internamente, 94% dos funcionários sentem que a sua produtividade é igual ou melhor trabalhando remotamente, e isso também tem se comprovado nos resultados da Xerpa. Na mesma pesquisa, 77% responderam que gostariam de continuar trabalhando remotamente, quando o isolamento acabar.

Com base nessa experiência, a companhia está liberando os seus colaboradores para escolherem entre três planos de trabalho. Nos dois planos mais extremos, o funcionário trabalhará todos os dias remotamente, onde quiser, ou a semana toda no escritório, como já era feito antes da pandemia. O terceiro plano é um meio termo, no qual ele poderá optar por trabalhar de 2 a 3 dias na empresa, e o restante em casa.

John Delaney, COO da Xerpa, acredita que muitas empresas vão seguir no futuro pós-pandemia com equipes, fisicamente, distribuídas e trabalhando num modelo mais flexível. “Como a maioria das empresas, nós antes deduzíamos que precisávamos de uma equipe fisicamente presente para ter sucesso, mas a realidade é outra. Descobrimos neste período de quarentena que o estilo de trabalho distribuído é tão eficiente quanto (ou mais) o que fazia os colaboradores irem de casa ao trabalho, diariamente. E, considerando o potencial ambiental, social e os benefícios pessoais, sentimos uma obrigação de nos mover nessa direção. Acredito que muitas empresas vão seguir neste mesmo caminho conosco”, explica o executivo.

No entanto, John complementa: “sabemos também que o trabalho remoto tem seus desafios, é uma opção muito pessoal. Por isso, decidimos que, assim como oferecemos liberdade financeira aos colaboradores das empresas que são nossas clientes, queremos oferecer essa liberdade e autonomia para os membros do nosso time, para que eles possam escolher a forma que mais se encaixe na rotina deles. Parte disso é deixar claro, desde já, a nova política permanente da empresa, para que os nossos colaboradores consigam se planejar melhor. E claro, estaremos em constante aprendizado sempre, abertos à sugestões e ajustes”, finaliza Delaney.

A Xerpa permanece trabalhando 100% remotamente por enquanto e os planos que incluem o uso do escritório estarão disponíveis para o time assim que a empresa puder reabrir o escritório com segurança.

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.