Mastercard adquire Finicity para desenvolver sua estratégia de Open Banking

A Mastercard anunciou hoje que firmou contrato para adquirir a Finicity, uma provedora de acesso em tempo real a dados e insights financeiros líder na América do Norte. O preço de compra foi de US$ 825 milhões e os acionistas da Finicity poderão ganhar até US$ 160 milhões adicionais, se as metas de desempenho forem cumpridas.

A incorporação da tecnologia complementar e das equipes da Finicity fortalecem a plataforma existente de open banking da Mastercard para permitir e assegurar uma maior variedade de serviços, reforçando as parcerias de longa data da empresa e o seu compromisso com instituições financeiras e fintechs em todo o mundo.

O sistema de Open Banking oferece aos consumidores e empresas um maior controle sobre seus dados financeiros. Isso engloba determinar como e onde terceiros – como fintechs ou outros bancos – podem acessar essas informações para fornecer novos serviços, como programas de gestão financeira ou realizar pagamentos em seu nome.

Há vários anos, a Mastercard vem investindo cada vez mais nesse espaço, incluindo o lançamento, em 2019, de um conjunto de soluções abrangentes de Open Banking na Europa. A união desses esforços com as plataformas de tecnologia da Finicity, como o Quicken Loans Rocket Mortgage e o Experian Boost, tem o potencial de moldar a próxima geração de serviços bancários abertos.

“O sistema bancário aberto é uma tendência global crescente e um espaço estrategicamente importante para nós. Com a incorporação da Finicity, esperamos não apenas progredir em nossa estratégia de open banking, mas também aprimorar a forma como apoiamos e aceleramos a economia digital de hoje em vários mercados”, disse o Presidente da Mastercard, Michael Miebach. “A Finicity possui um negócio comprovado, construído em parcerias com milhares de bancos e fintechs, assim como nós. Também possui o mesmo compromisso que temos com práticas de dados centradas no consumidor, garantindo que ele tenha o poder de decisão sobre como e onde suas informações devem ser usadas. Com o uso de APIs bancárias abertas da próxima geração e de aprovações claras do consumidor, essas informações financeiras oferecem processos simplificados de empréstimos e hipotecas, além da realização rápida de pagamentos com base em contas e soluções de gestão de finanças pessoais”.

“Desde a nossa fundação, Nick Thomas e eu focamos no desenvolvimento de uma tecnologia líder do setor e na construção de uma organização que capacite consumidores e organizações a entender, gerir e usar seus dados financeiros para melhorar sua vida financeira”, disse o CEO e cofundador da Finicity, Steve Smith. “Permitir que as pessoas acessem e controlem seus dados, garantindo as melhores práticas para protegê-los, continuará impulsionando uma tremenda inovação que aumenta a educação, a inclusão e a saúde financeira. Essa parceria com a Mastercard nos ajuda a acelerar essa missão globalmente”.

Racional Estratégico da aquisição:

– Promove a Mastercard como um forte parceiro bancário aberto para fintechs e instituições financeiras. A tecnologia da Finicity e seus funcionários aprimorarão as soluções de Open Banking existentes na Mastercard, permitindo que se expandam na América do Norte e em outras regiões importantes. Hoje, o Open Banking da Mastercard na Europa possui conexões com mais de 1.800 instituições financeiras. Com uma conexão direta com o ecossistema bancário, de empréstimos e de gestão de patrimônio da América do Norte, a Mastercard ampliará o alcance da Finicity para se tornar um parceiro único para atender às necessidades de pagamento, gestão de dados e Open Banking de qualquer consumidor, banco, comerciante, fintech, governo,. ·

– Fortalece as capacidades e ofertas para consumidores e empresas. Após a conclusão da transação, a tecnologia e a experiência existentes da Mastercard, unidas às novas plataformas de análise da Finicity, ajudarão a otimizar o processo de decisão de crédito tanto para consumidores como para pequenas empresas. Além disso, a integração das ferramentas de verificação do proprietário da conta da Finicity aos recursos da nova plataforma de pagamento da Mastercard proporcionará uma experiência aprimorada de ACH e pagamentos em tempo real para consumidores, comerciantes e empresas.

– Aumenta o comprometimento com práticas de dados responsáveis. A Finicity possui o mesmo compromisso da Mastercard com práticas de dados seguras e centradas no indivíduo. Os cofundadores da Finicity têm desempenhado um papel crítico no avanço da discussão das melhores práticas em vários setores. A Finicity tem um forte compromisso de oferecer as melhores práticas existentes de gestão de dados, estabelecendo parcerias com bancos e seus clientes para garantir que seja estabelecida uma conectividade segura.

“O Bank of America acredita muito em dar às pessoas o controle sobre suas informações financeiras e a capacidade de compartilhá-las com segurança”, afirma o Diretor de Pagamentos Corporativos do Bank of America, Mark Monaco. “Trabalhamos com a Finicity e a Mastercard, bem como com grupos do setor como a Financial Data Exchange, para acelerar a adoção dos mais altos padrões de privacidade e segurança para compartilhamento de dados e para eliminar a posse e o armazenamento por terceiros dos detalhes financeiros das pessoas. Esperamos continuar nosso trabalho com a Finicity e a Mastercard para melhorar ainda mais a experiência do cliente”.

“A Finicity tem sido uma forte parceira da Rocket Mortgage durante a revolução tecnológica do setor de hipotecas. O acesso rápido e fácil aos dados permitidos pelo consumidor é fundamental para os credores que estão tomando decisões bem informadas em tempo real sobre hipotecas. Estamos felizes com o ingresso da equipe da Finicity na Mastercard e contamos com uma parceria contínua”, afirma o Vice-Presidente Sênior de Investimentos da Rocket Mortgage, Scott Elkins.

“A inovadora oferta da Brex usa a conectividade da Finicity, dando-nos acesso aos dados da melhor qualidade autorizados para negócios para alimentar nossa plataforma”, disse o CEO da Brex Henrique Dubugra. “A união dos recursos da Finicity com os produtos e serviços da Mastercard nos permitirá criar soluções inovadoras para aprimorar as ofertas da Brex”.

“Estamos satisfeitos ao vermos a união da Finicity com a Mastercard e ansiosos para colaborar com eles em nossa missão contínua de ajudar os consumidores”, afirma Craig Boundy, CEO da Experian North America

Como nas aquisições anteriores, a Mastercard espera que essa aquisição não seja diluidora de seus negócios de maneira incremental por um período maior que 24 meses. Essa diluição é impulsionada por investimentos nos negócios, incluindo sua expansão internacional, bem como pelo impacto dos custos relacionados à contabilidade da aquisição e de sua integração. A transação, com previsão para ser concluída até o final do ano, está sujeita à análise regulatória e a outras condições habituais de fechamento.

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.