Por que as PMEs precisam migrar para nuvem?

Migrar de mecanismo e ir para a nuvem, espaço conhecido como Cloud Computing, é um processo ainda temido. Mas o movimento tem marcado o posicionamento de pequenas e médias empresas que buscam a valorização das suas informações internas.

E, para compreender as vantagens e saber como é possível implementar a ferramenta ao seu negócio, Higor Franco, diretor geral de Varejo da Locaweb, empresa de capital aberto que é uma das pioneiras em soluções Business to Business (B2B) para transformação digital, contextualiza como a tendência pode ser incorporada no seu serviço.

Substituir seu centro de processamento de dados pela nuvem pode ser uma solução para gerar maior produtividade, agilidade e até mesmo segurança. “O diferencial da hospedagem em nuvem é ter mais recursos para suportar acessos simultâneos, já que você proporciona ao usuário uma boa experiência na navegação, com carregamento rápido de informações e resolução mais imediatas”, explica Higor Franco.

Além disso, a segurança das nuvens tem sido cada vez mais garantida, já que os provedores têm estado mais especializados nos serviços de computação em nuvem. Portanto, essa infraestrutura garante que as práticas operacionais sejam oferecidas de acordo com a privacidade de dados necessária.

A facilidade possibilitada pela ferramenta também é uma de suas vantagens. Ter acesso de documentos e informações de forma descomplicada acaba otimizando os processos. Segundo Franco, “essa praticidade acaba sendo obrigatória nos dias de hoje e, mesmo nos pequenos negócios, a tendência é ter soluções como as lojas virtuais, sites e a hospedagem compartilhada”.

Esses pontos positivos se tornam mais perceptíveis ainda caso sua marca esteja em crescimento. “Quando o negócio começa a crescer em acessos, o ideal é ir para nuvem. É uma solução com os recursos dedicados que garantem mais estabilidade e performance para os sites, mesmo que com picos de acesso”, afirma o diretor de Varejo da Locaweb.

E, ao contrário de que alguns pensam, não é preciso ter conhecimento em programação para optar pela nuvem. Há serviços para diferentes demandas e até mesmo automatizadas de acordo com a sua performance. “É importante desmistificar que o cloud é uma solução apenas para desenvolvedores. Atualmente, temos modelos para quem tem mais conhecimento e precisa de liberdade para programar e também para quem não tem domínio técnico na área”, relata Franco.

Na Locaweb, a Hospedagem VPS tem sido referência por não exigir um grande investimento por parte do contratante. Segundo o diretor da área, “esse é um produto similar à hospedagem compartilhada, com painel de gerenciamento intuitivo e bem prático. E, enquanto o sistema operacional e o banco de dados são assistidos pela marca, o cliente precisa apenas se preocupar com a sua aplicação”.

As soluções digitais têm tido grande aderência não só devido à qualidade do serviço, mas, também, por consequência das vantagens de possuir maior autonomia no seu negócio.

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.