CognIO firma parceria com a Cemig para desenvolver produtos inteligentes

CognIO firma parceria com a Cemig para desenvolver produtos inteligentes

A startup CognIO, que participa do FIEMG Lab, acertou uma parceria estratégica com a Cemig SIM dentro do seu programa de inovação aberta para o desenvolvimento de soluções em IoT, sigla que significa em português internet das coisas – conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet. A Cemig SIM será sócia da startup para a comercialização de duas plataformas e a CognIO será a responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, engenharia e serviços necessários para a produção.

De acordo com Vanderson Sena, CEO da CognIO, a Cemig SIM – que faz parte do grupo Cemig que é uma das empresas madrinhas do FIEMG Lab – se mostrou interessada no ICE Guard, produto desenvolvido com o objetivo de reduzir perdas e realizar controle de qualidade e monitoramento em equipamentos de refrigeração. “Eles acharam o produto fabuloso e se dispuseram a revender. Além disso, nos disseram que precisavam de uma plataforma para a gestão da eficiência energética. A partir daí desenvolvemos o Energy SIM”, contou o CEO.

O ICE Guard realiza a gestão da cadeia fria, monitora os processos e com isso propicia ao cliente, atacadista ou industrial, que ele tenha um controle da sua cadeia fria ao visualizar e ter toda as variáveis para controlar a qualidade alimentar, a eficiência energética. “No Brasil, 15 milhões de toneladas de comida são jogadas no lixo pela ineficiência operacional na cadeia fria. O ICE Guard surde da necessidade de cuidar de todos os processos desta cadeia para que as pessoas não comprem comida estragada”, afirmou Sena.

E para que as empresas possam alcançar uma economia em suas plantas energéticas, que pode variar de 10 a 35%, a CognIO criou o Energy SIM. “É uma plataforma que permite um controle apurado do gasto de energia. Em momentos de crise como o que estamos vivendo, é importante reduzir gastos e, no momento da retomada, o uso racional vai contribuir para a manutenção do negócio”, explicou.

A CognIO é uma startup de Belo Horizonte, que existe desde 2018, e participa do programa de aceleração do FIEMG Lab 4.0. Para o CEO, participar do programa potencializou o desenvolvimento da empresa. “O FIEMG Lab é um divisor de águas, pois foi durante a aceleração que desenvolvemos o ICE Guard e tivemos a oportunidade de desenvolver um novo produto que contribui para a nossa jornada e nos coloca em um outro patamar”, comemora Sena.

Comments are closed