Como iniciar uma videochamada com o Google Meet?

Agora, qualquer pessoa que tenha um e-mail pode fazer uma reunião de vídeo segura e de alta qualidade utilizando o Google Meet – e não é preciso ser cliente G Suite para isso. Para começar a usar a ferramenta, basta ter uma conta Google gratuita ou ainda criar a sua de graça. Ou seja: se você já tem uma conta (aquela com um endereço que termina com @gmail.com), pode acessar meet.google.com e utilizar a plataforma – vamos explicar já já como funciona. Caso ainda não tenha uma conta Google gratuita, é possível abrir uma em apenas um minuto. Você só precisa ter um endereço de e-mail pessoal ou profissional (solicitamos esse endereço como medida de segurança, e essa parte do processo deve ser feita uma única vez).

Existem várias formas de iniciar uma videoconferência. Por meio de um computador, acesse meet.google.com ou clique no link de videochamada que vem num convite enviado pela Agenda Google. Não é necessário baixar nenhum arquivo. Em aparelhos móveis, como celulares com sistema operacional Android ou iOS, é preciso baixar o aplicativo do Google Meet.

•Começar reuniões diretamente no Meet
O Google Meet pode ser acessado a partir de qualquer navegador. Depois de acessar o site, você logo vai ver a opção “Iniciar uma reunião”. Em seguida, dê um nome à reunião ou espere o Meet criar automaticamente um código seguro para a chamada por vídeo, composto por dez letras. Clique em “Continuar”. Depois já é possível entrar na reunião e adicionar mais pessoas, de duas maneiras: “copiar informações sobre como participar”, que permite obter as informações da reunião e enviar para quem você quiser chamar, ou clicar em “Adic. pessoas” para convidar os participantes por e-mail.

•Programar reuniões de vídeo na Agenda Google
É muito fácil programar chamas no Meet usando a Agenda Google. Basta clicar em “Criar” e chamar outras pessoas na aba “Adicionar convidados”. Depois de fazer isso, é preciso escolher a opção “Adicionar videoconferência do Google Meet” ou “Entrar com Google Meet”, e clicar em “Salvar”. Para encerrar, clique em “Enviar”. Com isso, os convidados automaticamente receberão um e-mail com um link e um número de acesso para a reunião.

•Começar reuniões a partir do Gmail
Para iniciar uma chamada por vídeo usando o Gmail, vá até a barra lateral à esquerda e clique em “Iniciar uma reunião”, na seção reservada para o Meet. A seguir, uma janela do Meet abrirá, e você deve escolher se deseja participar usando microfone e câmera do computador – basta selecionar “Participar agora”. Se preferir, você pode usar o microfone e o alto-falante do celular, clicando em “Participar e usar um telefone para falar e ouvir o áudio”.

Quando já estiver na reunião, você pode escolher uma das duas opções a seguir para adicionar participantes: copiar os dados de acesso e enviar para as outras pessoas o código da reunião ou “Adicionar participantes” colocando os endereços de e-mail dos convidados e em seguida enviando o convite.

Também é possível agendar reuniões de vídeo em smartphones com sistema operacional Android ou iOS a partir do aplicativo Agenda ou abrindo o Meet.

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.