ANFACER e Conecta Startup Brasil: mais inovação e tecnologia na indústria cerâmica

Como a inovação e a tecnologia podem resolver gargalos da indústria cerâmica em várias frentes de negócios?

Foi com essa dúvida que a ANFACER, por meio da Iniciativa ANFACER+Sustentável, foi selecionada pelo programa Conecta Startup Brasil. O projeto foi criado para promover o ecossistema de inovação brasileiro, em uma ação integrada de ideação, conexão, capacitação e que envolve um investimento de até R﹩ 200K.

“A participação da ANFACER no Conecta Startup Brasil é altamente estratégica porque contribui na construção e no fortalecimento da inovação, como potente instrumento para aumentar a competitividade das indústrias cerâmicas”, afirma Maurício Borges, CEO e Presidente-Executivo da entidade.

“Empreendedores, startups em estágio inicial, empresas, parceiros, investidores, mentores se conectam a um mesmo objetivo: aumentar a densidade de startups alinhadas com os desafios do setor produtivo. Com isso, a intenção da ANFACER é saber como funciona esse ecossistema e como acontece a interação entre empresas e startups”, detalha Anderson Vieira, Consultor de Qualidade e Inovação da ANFACER e que está à frente da coordenação entre a entidade e a iniciativa.

Ele afirma que “foi por meio desse programa que a associação deu match com duas startups: a Big Bang A Força do Varejo e a Estant.pro. que podem, dentro de suas expertises, apresentar soluções importantes para reaquecer o comércio pós-crise COVID-19. A primeira tem o objetivo de estreitar a relação com o varejo e, a segunda, com especificadores, como arquitetos e designers de interiores”, complementa Anderson.

Vale ressaltar, que a Anfacer acredita no potencial de unir as práticas das startups com o ambiente das indústrias para incentivar novas soluções para o setor e possibilitar o crescimento das empresas mais inovadoras, porque o universo de produção de soluções das startups se conecta às necessidades da indústria para gerar os melhores resultados.
Nesse contexto, o Conecta Startup Anfacer irá realizar essa ponte para estimular um novo caminho de inovação. As ações do programa criam ambiente favorável para a disrupção, permitindo que as startups desenvolvam soluções de manufatura, novos negócios e produtos, melhorias de processos e serviços, gerando alto impacto no contexto industrial. “É uma forma potente de transformar a cultura e a mudança de mindset por meio de novos processos e olhares sobre a produção”, salienta Anderson.

Conheça um pouco de cada startup e como elas podem agregar valor, além de achar soluções práticas para a indústria cerâmica.

Big Bang A Força do Varejo

Trata-se de uma plataforma Business-to-Business (B2B) de compra coletiva, auxiliando os pequenos e médios comércios a renovar os estoques de maneira competitiva, incluindo reduções de custo de frete e prazos de pagamentos especiais, de acordo com o volume de produtos adquiridos, além de trazer as tendências do setor diretamente para o público final em um curto espaço de tempo.

Sediada em Nova Friburgo, estado do Rio de Janeiro, “a startup foi criada para contribuir e colaborar com o desenvolvimento de donos de lojas de materiais de construção, que sentem o impacto do rápido crescimento do comércio online e também com a ampla margem de negociação das grandes redes varejistas”, adianta MezakGualberto, diretor comercial.

Estant.pro: os lançamentos de revestimentos em tempo real com o especificador

O Estant.pro foi criada para trazer as coleções mais atuais da indústria para o momento fundamental dos projetos de arquitetos e designers de interiores, ou seja, a hora de escolher os revestimentos do projeto e especificar os produtos. Trata-se de um plugin elaborado para ser instalado como uma das ferramentas do SketchUp, programa da Trimble largamente usado pelos profissionais para a criação de modelos em 3D.

“Dessa forma, o arquiteto já consegue visualizar os revestimentos para pisos e paredes aplicados diretamentenos ambientes e com as mais diversas opções criadas e lançadas pela indústria cerâmica”, revela Yasmim Macedo, arquiteta responsável, entre outras funções, pela experiência e relacionamento com o cliente.

Para as duas plataformas, a ANFACER contribui em fomentar negócios ao apresentar a indústria cerâmica a conhecer esses serviços. A intenção é fazer com que o mercado reaqueça em rodadas de negócios produtivase soluções que venham a facilitar o cotidiano de profissionais.

O Conecta Startup Brasil é realizada pela Softex, com os apoios da ABDI; do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; e do CNPQ.
Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.