Usando Microsoft Teams, Estácio está levando aulas online para 300 mil alunos

Usando Microsoft Teams, Estácio está levando aulas online para 300 mil alunos

Mais de 300 mil estudantes da Estácio em todo o país estão utilizando o Microsoft Teams, plataforma de colaboração, para dar continuidade às suas aulas. A decisão de migrar para o ensino remoto foi feita com o objetivo de minimizar os impactos por conta do cenário do COVID-19 e a estimativa é de que 15 mil aulas sejam ministradas semanalmente.

De acordo com a Estácio, 80% dos alunos avaliaram as aulas online como ótimas ou boas e o modelo está registrando índices altos de presença, por vezes até maior que os identificados presencialmente. No curso de medicina, por exemplo, as 130 aulas programadas tiveram 99% de presença. Além disso, a direção identificou que a adesão a simulados teve recorde de participação, atingindo 68%, em comparação com 50% quando o modelo era realizado presencialmente.

“Mesmo no cenário da crise, o número de acesso a essa atividade aumentou. Isso é uma evidência de que os alunos estão realmente estudando de casa e incorporaram as aulas remotas como parte de seu cotidiano. A vida acadêmica deles está fluindo, sem prejuízos”, comemora Juliana Matos, diretora de Ensino.

Agora, os alunos continuam organizados de acordo com seus cursos e turmas e têm, online, as mesmas aulas que teriam presencialmente, com seus respectivos professores e de acordo com os horários pré-estabelecidos no calendário acadêmico. As programações são transmitidas ao vivo por meio do Microsoft Teams, com interações de dúvidas e discussões via chat, e ficam gravadas na plataforma para o acesso posterior.
“Percebo que muitos alunos que são mais envergonhados de participar das aulas em sala se sentem mais à vontade para perguntar via web. O número de perguntas está maior e os alunos lidam com muita facilidade com a plataforma. É uma geração que gosta do ambiente virtual e está se virando muito bem com o novo formato de aulas”, explica a Profa. Dra. Tâmara Lis, dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Design Gráfico da unidade da Estácio em Juiz de Fora (MG).

Além dos alunos, a mudança impactou o corpo docente e também o setor administrativo, que continua com a rotina de atendimento aos alunos via Microsoft Teams. Ainda, a Estácio está realizando o seu primeiro vestibular online para os cursos que terão início no segundo semestre.

“Nosso foco é garantir a continuidade acadêmica, facilitando a vida do aluno presencial na adaptação para o novo modelo, e também a saúde e o bem-estar dos alunos, professores e colaboradores. Essa é uma situação excepcional e de transição até que tenhamos retorno das aulas presenciais. Não é a oferta dos cursos do nosso portfólio EaD, é uma solução diferente, em que o professor está igualmente escalado para a aula, no mesmo horário, com o mesmo conteúdo. Só a sala de aula é diferente”, finaliza o vice-presidente de Operações Presenciais da Estácio, Adriano Pistore.

Comments are closed