Como reduzir os custos das empresas?

Como reduzir os custos das empresas?

Conseguir gerir as finanças da empresa e contribuir para o crescimento sustentável é uma das principais habilidades de um gestor. Seja para conseguir se manter durante um período de crise ou para investir em melhorias em infraestrutura ou na capacitação contínua dos funcionários.

O primeiro passo é entender a diferença entre custos e despesas, que são conceitos distintos. Paulo Lira,coordenador e supervisor acadêmico da HSM University, explica que “custos se refere a entrega de seus bens eprodutos finais. Já a despesa, se dá a gastos necessários para o bom funcionamento da empresa, como, por exemplo, salários e marketing”.

Mas, como reduzir os cursos sem prejudicar o desenvolvimento do negócio?

Avalie o regime tributário – Com a ajuda de um contador ou uma consultoria contábil, o empreendedor pode verificar qual tributação é mais adequada ao volume da empresa, já que cada uma tem deduções e alíquotas próprias.

Negocie com fornecedores – Ter mais de um parceiro é interessante para evitar imprevistos e contratempos. Além de ajudar na negociação.

Invista em medidas sustentáveis – Troca de copos descartáveis por canecas personalizadas, de lâmpadas por LED e colocar sensores de presença nos banheiros e corredores, são alguns dos exemplos, que ajudam na redução dos gastos.

Automatize processos – Trabalhar a tecnologia aliada ao negócio, permite a otimização de processos, diminuição de retrabalhos e equipes focadas em atividades estratégicas.

“Reduzir custos é importante para manter o crescimento saudável do negócio, além de ser essencial em períodos de crise e recessão. Portanto, estar atento à produtividade das equipes e investir em tecnologia e infraestrutura são alguns dos passos que contribuirão para alavancar os negócios”, finaliza Lira.

Comments are closed