Coronavírus: como lidar com o trabalho remoto preventivo e administrar a rotina com filhos?

Por Patrícia Franco, Diretora de RH da Aspen Pharma Brasil

Com o avanço da proliferação do Coronavírus (Covid-19) no Brasil, as empresas têm adotado ações para combater a sua proliferação. Ações como a adoção de trabalhos remotos (home office) são cada vez mais comuns na rotina de prevenção. Inclusive, organizações que já tinham essa iniciativa prevista para ser implementada ainda esse ano, tiveram que fazer de forma emergencial, e estão lidando com desafios na gestão de times.

Na Aspen Pharma Brasil não podia ser diferente. Adotamos diversas ações de prevenção e combate ao vírus que tem se espalhado de forma exponencial em todo o planeta. Formamos um comitê para acompanhar e planejar as atividades mais seguras para nossos colaboradores. Temos mantido a equipe atualizada e amparada com todas as informações disponíveis sobre o vírus. Iniciativas essenciais já foram implementadas desde então, dentre elas o home office, onde metade do time está trabalhando remoto, e a outra no escritório, em sistema de rodízio em grupos de trabalho.

No entanto, como lidar com a rotina de home office preventivo e administrar a casa e cuidar dos filhos, que também estão em quarentena preventiva? Para que isso funcione e, de fato, proporcione mais tempo de qualidade com os filhos e bons resultados na profissão, é preciso organização, atenção e ajuda. Elencamos aqui algumas dicas para orientar quem está conciliando o trabalho, as tarefas domésticas e o cuidado com os pequenos em casa.

• Estabeleça horários e plano de atividade

O trabalho de home office não possui horários tão definidos, como início, almoço e fim, como em ambientes empresariais ou de escritório. Por isso, deve-se atentar para a carga horária de trabalho da sua empresa e o fluxo de produtividade do dia a dia. Para ajudar, monte uma agenda com planejamento de tarefas e compromissos, além de plano de atividades diário e semanal. Importante definir horários para alimentação: não ficar longos períodos sem se alimentar, e beber água regularmente ao longo do dia.

• Local de trabalho

É importante estipular um ambiente ordenado de trabalho para as funções de tarefas. Garanta um espaço sem distrações, organizado e silencioso, que não limite sua produtividade.

• Roupa

Por incrível que pareça, a simples ação de trocar o pijama por outra roupa produz em nosso cérebro um estimulo de entendimento da rotina de trabalho. Por isso, toque seu pijama e vista-se pela manhã como um ritual de organização do seu dia de trabalho.

• Realize outras atividades fora do horário de trabalho

Organize seu tempo de forma a alinhar sua rotina de trabalho com os filhos e tarefas de casa. Por não ter mais o deslocamento ao escritório, pode começar o expediente mais cedo, por exemplo. Atribua tempo para produtividade contínua e não esgotamento de ideias.

• Colaboração

Contar com a colaboração de todos da casa é fundamental. Deixar claro que não é porque está em casa que está disponível 100%, você tem horários, regras, serviço a ser cumprido. No começo é mais difícil até que todos se sintam adaptados à nova situação, mas com o tempo tudo é entendido e normalizado.

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.