InovAtiva Brasil amplia sua atuação regional

Não é só por startups que é formado o ecossistema inovador brasileiro. Mentores, investidores e grandes empresas também fazem parte deste universo, assim como os líderes de comunidades e agentes de inovação, ou seja, pessoas empenhadas em fomentar o empreendedorismo inovador do estado onde moram.

Entre 13 de dezembro de 2019 e 06 de janeiro de 2020, o InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina, recebeu mais de 210 inscrições de interessados em movimentar diferentes grupos em prol de um ecossistema mais próspero.

Ao todo, foram 64 selecionados de 27 unidades federativas brasileiras, sendo 29 pessoas para a função de Líder de Comunidade e 35 para o cargo de Agente InovAtiva. A partir de agora, eles vão trabalhar voluntariamente mobilizando organizações, pessoas, empresas e governos que queiram promover o empreendedorismo inovador.

Para isso, irão disponibilizar duas horas semanais para realizar palestras, promover eventos, buscar oportunidades de conexão para as startups regionais com o apoio da rede do InovAtiva Brasil e encontrar as melhores soluções para serem aceleradas pelo programa.

Junto a eles, os 18 Líderes Veteranos e 150 Disseminadores serão os responsáveis por incentivar os empreendedores locais a submeter propostas e os apoiar nesse processo, viabilizando uma comunicação mais efetiva e direta entre o programa e potenciais empreendedores.

“A integração destes parceiros permite que o programa tenha uma equipe presente em todo o Brasil e viabiliza diversas ações de grande relevância para o andamento do InovAtiva Brasil, como a prospecção de empreendedores para participação no programa e a oferta de oficinas de pitch, necessárias para o desenvolvimento da startup”, analisa o gerente de Inovação do Sebrae, Paulo Renato Cabral.

Funções

Cada uma das categorias citadas acima tem papel fundamental na promoção de inovação no Brasil. Abaixo listamos a atuação que cada um deles terá:

• Líder de Comunidade: Mapeia e identifica pontos de atuação para melhoria do ecossistema local, articula com players regionais para fortalecimento da comunidade e é o responsável por representar o InovAtiva em seu estado;

• Líder Veterano: Participou da turma de 2019 e agora têm a missão de mentorar, sendo um board consultivo e de apoio à ação dos novos representantes em 2020;

• Agente InovAtiva: Responsável pela divulgação do programa em sua região por meio de eventos e ações focados na capacitação das startups locais. Também apoia os Líderes de Comunidade;

• Disseminador: Parceiro de divulgação e disseminação de oportunidades ligadas à rede InovAtiva.

Processo seletivo

Composto por três etapas (triagem, entrevista e divulgação dos escolhidos), o processo seletivo avaliou os inscritos com base na experiência e conhecimento que estes demonstraram em relação ao universo das startups, motivações, entendimento, mapeamento e articulação no ecossistema local. Atividades ligadas ao empreendedorismo e empreendedorismo social foram consideradas como diferenciais.

“Estamos muito animados com o alto interesse de profissionais de todo o Brasil que gostariam de representar o InovAtiva. Buscávamos pessoas empenhadas em evoluir e liderar mudanças no seu ecossistema local de startups. Como resultado, encontramos nada menos que 231 profissionais que acreditam na colaboração e articulação empreendedora como ferramenta para um país melhor. A partir de agora, o InovAtiva Brasil conta com 82 agentes voluntários em todos os estados do Brasil”, comenta Gustavo Ene, Secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia.

Para conhecer o perfil dos selecionados para participar da equipe InovAtiva Brasil, acesse: http://www.inovativabrasil.com.br/representantes/
Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.