Tenha um propósito!

Por Willian Kahle

“As pessoas podem trabalhar duro por dinheiro, mas só dão a vida por uma causa!” A frase é de Charles Schwab, fundador de uma das maiores corretoras de investimentos do mundo, que leva seu nome e mantém mais de US$ 1 trilhão sob custódia.

De fato, engajar a equipe com um propósito maior, que não seja apenas ganhos financeiros, tem um impacto muito grande no dia a dia. Quando acreditamos no que fazemos, nossa intensidade e confiança sobem de patamar. Agregar algo diferente para a sociedade, causar um impacto positivo na vida das pessoas ou revolucionar determinado mercado, promovendo inovações transformadoras têm um valor imensurável, que vai muito além do que dinheiro, não acha?

Analisando as grandes empresas que dominam os seus respectivos setores, vemos que elas transcendem a procura pelo lucro e passam a buscar um objetivo. Em alguns casos, algo até mais abstrato, visando alcançar patamares muito maiores.

Para exemplificar, gosto de usar o case da Apple, pois é simples e todos conhecem. Ela tem o propósito de desafiar o status quo, de pensar diferente. E basta uma pequena análise para ver que isso é realmente verdade. Foi a primeira empresa a criar celulares sem teclado e a utilizar ícones nos programas de computador. Sua lista de inovações é grande!

Agora, imagine-se trabalhando em uma corporação que pretenda não apenas crescer, mas desenvolver alternativas que mudem para sempre a vida de milhões de pessoas para melhor. Afinal, além de seus próprios produtos, empresas como a Apple forçam seus concorrentes a inovarem também, gerando uma competitividade que impacta positivamente todo o mundo.

Logo, o “porquê você faz?” é mais relevante do que “o que você faz?” ou do “como você faz?”. É nisso que se baseia a teoria do Golden Circle, de Simon Sinek, autor do livro “Comece pelo porquê” e referência global dos empreendedores em todo o mundo. Segundo ele, o propósito torna tanto os clientes quanto a equipe muito mais fiéis. Ter um “porquê”, além de diferenciar sua marca das demais, reduz a necessidade de entrar em uma guerra de preços para vender mais ou de salários para contratar bons colaboradores.

As pessoas também desejam ver o seu trabalho materializado em benefícios a sociedade. Nós, da Messem Investimentos, por exemplo, buscamos ir muito além de simplesmente distribuir aplicações financeiras. Focamos em entender as pessoas, compreender seus sonhos e receios, para alinhar de uma forma cada vez melhor as expectativas dos nossos clientes. Os investimentos são um caminho para ajudarmos as pessoas a realizarem os seus sonhos e terem uma vida mais tranquila.

Mais do que entender de investimentos, nosso negócio baseia-se em entender as pessoas. E esta última é a parte mais importante de todo o processo. Fazemos isso buscando a proximidade, escuta ativa e nos interessando verdadeiramente pelo próximo. E fazemos isso porque existimos para cuidar do futuro das pessoas!

Willian Kahle, sócio e assessor financeiro responsável pela área de expansão e performance da Messem Investimentos

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.