Black Friday impulsiona as vendas no varejo brasileiro em novembro, indica Mastercard SpendingPulse

Black Friday impulsiona as vendas no varejo brasileiro em novembro, indica Mastercard SpendingPulse

As vendas no varejo brasileiro registraram um aumento de 4,0% em novembro em comparação com 2018, e o período dos últimos três meses registrou um crescimento de 2,5% ano a ano se comparado ao mesmo período (setembro-novembro) do ano passado. Essas são as informações do Mastercard SpendingPulse™, um indicador que fornece informações sobre as tendências gerais de gastos no varejo em todos os tipos de pagamentos.

O comércio eletrônico foi um dos principais impulsionadores desse crescimento. As vendas digitais cresceram 17,2% em comparação com as de novembro de 2018. Em uma análise setorial, roupas, artigos farmacêuticos, combustíveis e itens de uso pessoal/ doméstico tiveram um crescimento acima da média geral do período.

A Black Friday ajudou a elevar os resultados do mês. As vendas naquele dia foram 21,1% superiores às de 2018, com destaque para dispositivos eletrônicos (+35,7%) e móveis (+27,3%).

As regiões Norte (+6,8%), Sul (+4,6%) e Sudeste (+5,2%) superaram a média nacional, enquanto as regiões Nordeste (+3,8%) e Centro-Oeste (+3,2%) ficaram abaixo dos níveis totais de vendas no varejo, comparados com o mesmo período do ano passado.

“Embora o índice de confiança do consumidor tenha caído em novembro, as injeções de dinheiro na economia brasileira causadas pelo saque do FGTS alavancam os resultados”, segundo o Diretor de Análise Avançada da Mastercard no Brasil César Fukushima.

Comments are closed