Oracle lança programa de formação em tecnologia, empreendedorismo e conexão dos jovens com o mercado de trabalho

Oracle lança programa de formação em tecnologia, empreendedorismo e conexão dos jovens com o mercado de trabalho

A Oracle possui um sólido histórico de apoio à educação e compartilhamento de conhecimento que destaca seu propósito de transformar o mundo empoderando as pessoas por meio da inovação. Em linha com essa realidade, a empresa lança hoje o programa ONE – Oracle Next Education. Além de oferecer cursos avançados para a preparação de jovens em TI e foco em empreendorismo, o ONE traz um diferencial: aproximar os formados das oportunidades de trabalho do futuro.

O ONE nasce para gerar uma grande possibilidade de desenvolvimento pessoal e profissional. O mundo tem mudado rapidamente e exige novas habilidades alinhadas com a evolução e dinamismo do mundo da tecnologia, que move todos os setores da economia. Por isso, aprender como se posicionar, ampliar conhecimentos de TI, incentivar o espírito de empreender com novas ideias e projetos são temas-chave que sustentam o programa.

As principais etapas do ONE compreendem capacitação e conexão com empresas aliadas interessadas em recrutar esses novos talentos. A formação contará com treinamento on-line de aproximadamente 450 horas disponíveis para obter conteúdo técnico em TI, aptidões essenciais para aprimorar a comunicação, como se preparar para o mercado de trabalho e práticas de como inovar. Já sobre o tema de conexão, a ideia é que clientes e parceiros possam considerar os participantes do ONE em eventuais processos seletivos, já que o mercado de trabalho está sempre em busca dos profissionais do futuro.

Os módulos dos cursos on-line abrangem: lógica de programação, linguagem Java, front end, soft skills (empreendedorismo, criatividade e inteligência emocional), entre outros.

O comprometimento e a inclusão é outro tema fundamental do programa. Assim, para incentivar a conclusão do programa e facilitar o acesso de jovens com poucas condições a esse tipo de treinamento, o ONE terá um custo. A Oracle disponibilizará com o programa 30 cursos específicos para o ONE com valor acessível de R$ 99,00 (à vista ou em seis parcelas de R$ 16,50). O pagamento se destina a incentivar o engajamento até a conclusão, que deve ser feita no prazo de até seis meses.

“A educação é um dos nossos pilares e acreditamos nela como impulso para a transformação da sociedade. Queremos oferecer a oportunidade para todos mudarem suas vidas. Hoje há uma lacuna de aproximadamente 300 mil profissionais de TI no Brasil. As vagas não estão sendo ocupadas por falta de especialização necessária. O ONE ajudará a reduzir esse impacto no mercado e, sem dúvida, incentivar ainda mais a inovação no país”, diz Rodrigo Galvão, presidente da Oracle do Brasil.

As inscrições para o ONE são limitadas e o objetivo é formar 3 mil jovens.

ONE se consolida com o envolvimento de aliados

O ONE é idealizado pela Oracle e conta com apoiadores importantes a fim de levar ao público interessado todos os recursos necessários para o desenvolvimento de suas carreiras profissionais. São eles: Alura, CIEE, Cogna Gerdau, Bayer e Easynvest.

A Cogna Educação, uma das principais organizações educacionais do mundo, formada pelas instituições Kroton, Platos, Saber e Vasta Educação/Somos Educação, disponibilizará laboratórios de computação conectados à internet, em oito das unidades da Anhanguera Educacional, localizadas na Grande São Paulo, para os participantes inscritos no programa que não possuam estes recursos. Além disso, os alunos das faculdades Kroton inscritos dos cursos de tecnologia também poderão se beneficiar do projeto.

Para Rodrigo Galindo, CEO da Cogna Educação, o projeto auxilia na empregabilidade dos participantes. “Acreditamos fortemente no poder transformador da educação na vida das pessoas. De acordo com uma pesquisa que realizamos internamente, o aumento médio da renda dos nossos alunos é de até 95% depois de formados – um impacto extremamente significativo e que abre para cada um deles a possibilidade de transformar não apenas as suas vidas, mas as de suas famílias. Certificações como esta complementam a aprendizagem e aumentam as chances de um bom emprego”, afirma.

Com o apoio do CIEE, Centro de Integração Empresa-Escola, o ONE ganha ainda mais visibilidade com a divulgação das inscrições para os estagiários ligados à instituição. “O CIEE é a casa do jovem brasileiro. Trabalhamos para que a juventude tenha cada vez mais oportunidades de se capacitar para o mundo do trabalho. Parcerias como esta, com grandes empresas, ajudam os jovens a estarem prontos para dar os primeiros passos em suas vidas profissionais”, destaca Luiz Gustavo Coppola, superintendente Nacional de Atendimento do CIEE.

Já a Alura é um dos aliados do programa e disponibilizará todo o acesso ao conteúdo do ONE por meio da maior plataforma de cursos on-line de tecnologia do Brasil. “Um conteúdo forte em front-end e Java, com a nossa plataforma e curadoria da Oracle, vai certamente abrir portas para o mercado de trabalho para os iniciantes em TI. As vagas nessas tecnologias continuam abertas em busca de profissionais qualificados e são utilizadas no mais diversos tamanhos de empresas”, afirma Paulo Silveira, CEO da Alura.

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, entra nessa parceria na fase de inserção no mercado de trabalho. “Para nós, é essencial estimularmos o espírito empreendedor desses jovens e o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais da nova geração de profissionais que integrarão o mercado de trabalho do futuro. Isto tem uma relação direta com o nosso propósito, que é empoderar pessoas que constroem o futuro”, afirma Gustavo França, líder global de digital e TI da Gerdau.

A Easynvest, maior plataforma de investimentos independente do Brasil com mais de 1 milhão de clientes, completará a última etapa do ciclo, com potenciais contratações desses profissionais capacitados. “Temos no nosso DNA um compromisso muito forte com a educação, principalmente a financeira. Estender esse propósito para conectar os jovens ao mercado de trabalho vai de encontro com o que realmente acreditamos e praticamos. Nosso maior time na empresa é o de tecnologia. Somente neste ano, contratamos mais de 220 pessoas. Uma das nossas maiores dificuldades é justamente encontrar profissionais qualificados, com olhar para a estratégia de negócio e que esteja sempre um passo à frente.”, explica Fernando Miranda, CEO da Easynvest.

Como se inscrever

Para se inscrever, o participante precisa ter, no mínimo, 18 anos, e preencher o formulário on-line no http://www.oracle.com/one, optar pelo modelo de pagamento adequado e começar e acompanhar a grade dos treinamentos. As inscrições são limitadas.

Comments are closed