A.T. Kearney divulga previsões socioeconômicas para 2020

A A.T. Kearney, consultoria global de gestão estratégica, acaba de divulgar as 10 previsões sociais e econômicas para 2020. Intitulado Year-Ahead Predictions 2020, o relatório desenvolvido pelo Conselho de Políticas Globais de Negócios da A.T. Kearney prevê que o próximo ano será marcado pelo acirramento das guerras entre gerações, pelo surgimento de modelos de negócios, inovação e novas políticas urbanas em resposta à crise climática e por uma corrida pelo lançamento da tecnologia 5G em todo o mundo.

A aparição — e o destaque — de Greta Thunberg e os recentes protestos em massa, do Líbano ao Chile, refletem o crescimento da insatisfação gerada pela manutenção das gerações mais velhas em posições de autoridade, enquanto os mais novos ganham voz quando se fala em desigualdade econômica, mudança climática e outras questões sociais.

O relatório também indica que as mudanças climáticas devem inspirar novos modelos de negócio, inovações tecnológicas e novas políticas urbanas em 2020. “À medida que as mudanças climáticas continuam a desafiar cada vez mais comunidades ao redor do mundo, empresas e governos devem encontrar novas maneiras de contornar a crise hídrica e oferecer suporte às vítimas dos cada vez mais frequentes desastres naturais”, analisa Paul A. Laudicina, fundador e chairman do Global Business Policy Council da A.T. Kearney. “As administrações municipais também continuarão liderando a busca por soluções para mudança climática. Entre elas estarão políticas para a redução da emissão de carbono e a construção de infraestruturas mais resilientes”, completa.

De acordo com as análises da A.T. Kearney, 2020 também deve ser marcado pela maior competição na área da tecnologia. Os governos devem impor novas regulamentações para as empresas do setor, especialmente à medida em que aumentam os níveis de digitalização não apenas nas organizações, mas também na forma como os cidadãos demonstram seu nacionalismo. Para os autores do relatório, as regras relacionadas à privacidade de dados devem se proliferar em 2020.

A lista completa de previsões da A.T. Kearney para o próximo ano inclui:

1. Acirramento das guerras entre gerações à medida em que as linhas de batalha se definem
2. Inovação estimulada por uma onda de crise hídrica
3. Cidades vão evoluir mais rapidamente para atender a desafios de clima e infraestrutura
4. Surgimento de uma nova economia para recuperação de desastres à medida que as catástrofes se tornarão mais frequentes e severas
5. Mercado de consumo islâmico vai ultrapassar US$ 2,5 trilhões globalmente
6. Os Estados Unidos encontrarão desafios na corrida do 5G
7. Regras de privacidade de dados serão proliferadas, baseadas nos padrões das regulações estabelecidas pela União Europeia
8. Nordeste da Ásia se tornará um hotspot geopolítico ainda mais forte
9. Valorização da moeda americana
10. Interesses comerciais e nacionais chegarão à corrida espacial

Leia aqui o relatório completo.

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.