Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: Para 76% dos profissionais, não ter um laudo impacta na busca por emprego

No dia 03 de dezembro é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data que reforça a importância sobre o debate à diversidade, bem como leva à reflexão sobre os enfrentamentos destinados a esse público. Segundo pesquisa realizada pela Catho com mais de 5,2 mil profissionais com deficiência, o laudo – documento que caracteriza deficiências e que também é utilizado como pré-requisito para a contratação de profissionais abrangidos pela Lei de Cotas – é identificado por 76% dos respondentes como um dos principais entraves na busca por emprego.

Dentre os profissionais que não possuem laudo, 64% afirmam que já tiveram problemas em serem contratados devido à ausência do documento. Já entre os que possuem a declaração, 29% tiveram problemas na hora de efetivação.

As principais queixas dos profissionais são de que as empresas negam o laudo mas não justificam o motivo (35%), o documento estava incompleto ou errado (23%).

Para Maiara Tortorette, gerente da Catho, ainda que se tenha avançado em temas relacionados à diversidade, a contratação de profissionais com deficiência no Brasil ainda é cercada de dúvidas, tanto por parte dos profissionais, quanto por parte das empresas.

“Contratar um profissional por meio Lei de Cotas segue alguns protocolos, dentre eles, o laudo que atesta e caracteriza por deficiência. Afinal, apenas algumas especificidades são abrangidas pelo decreto 10.690. Essa tenuidade é facilmente confundida, pois afinal, ainda faltam conhecimentos acerca dos enquadramentos da legislação”, afirma a gestora.

Ainda segundo o levantamento, os principais pontos de dificuldade dos profissionais com deficiência em relação ao laudo e à contratação no mercado de trabalho estão atreladas a: falta de conhecimento por parte das empresas (43%), dificuldades para conseguir uma consulta e solicitação de laudo (32%), falta de informação sobre as deficiências que são abrangidas pela Lei de Cotas (27%) e carência de informações sobre os itens que precisam constar no laudo(24%).

Evento oferece gratuidade na execução do documento e vagas de emprego

Paralelamente ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Catho estará promovendo pela primeira vez um mutirão de empregabilidade gratuito voltado para esse público. O evento Minha Vaga Por Direito será realizado no dia 10 de dezembro, no auditório da Universidade Mackenzie, em Higienópolis, das 9h às 17h, com entrada livre. Como diferencial, a programação contará com a execução gratuita do laudo caracterizado por deficiência realizada por profissionais da saúde da empresa Etikz – assessoria de medicina e segurança do trabalho.

A programação ainda contará com consultoria para elaboração de currículo, mutirão de emprego e a presença de empresas como Ford, Tivit, Loggi e Makro, com oportunidades de vagas. Além disso, palestras, apresentação de cases de sucesso e bate-papo com recrutadores acontecerão durante o evento.

Desde 2016, a Catho atua de forma ativa para incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho de forma mais rápida e justa, concedendo gratuidade no acesso a todas as vagas do site para profissionais com deficiência e reabilitados pelo INSS, abrangidos pela lei de cotas. Além disso, há um ano a empresa criou o Movimento Minha Vaga Por Direito, com o objetivo de reivindicar o acesso ao emprego para profissionais com deficiência.

“Demos um passo maior com a criação do evento porque apostamos na prática como um processo efetivo de inclusão. Nosso objetivo é massificar essa iniciativa, criando uma nova perspectiva para esses profissionais. Eles estão no mercado, são capacitados, mas nem sempre são enxergados como. A nossa contribuição é transformar esse movimento em algo que possa ser palpável, que gere frutos e mudanças”, afirma Tortorette.

Minha Vaga Por Direito

Data: 10 de dezembro
Local: Faculdade Mackenzie – Rua Piauí, 650 – Higienópolis (Próximo a estação Higienópolis – Mackenzie)
Horário: das 09h às 17h
Entrada: Gratuita
Inscrição: http://www.minhavagapordireito.com.br/lp/mutirao#/

Adicionar aos favoritos o permalink.

Os comentários estão encerrados.