Maratona de inovação traz desafio para mobilidade sustentável

Maratona de inovação traz desafio para mobilidade sustentável

Entre os dias 21 e 24 de novembro, acontece o Inovathon 2019, maratona de inovação realizada pela Scania Latin America desde 2016. A quarta edição da competição tem como objetivo fomentar junto a alunos e à sociedade ideias que promovam a melhoria da mobilidade por meio da sustentabilidade e da inovação.

A edição deste ano contará com 25 universitários, de nove diferentes Estados do Brasil e 17 universidades – e dos mais diferentes cursos, como administração, engenharia elétrica, medicina, design, relações públicas, entre outras -, que se reunirão em São Paulo para vivenciarem uma série de experiências para pensar mobilidade urbana no país.

“O projeto começou como um hackthon e cresceu, hoje são três dias de muita troca de conhecimento e aprendizagem.”, explica Patricia Acioli, responsável por Corporate Relations da Scania Latin America. “Por meio de uma programação dinâmica e intensa, misturamos vivência e conteúdo, e, ao lado de nossos parceiros, fomentamos soluções para uma mobilidade segura, eficiente, limpa e acessível.” completa. Este ano, IBM, Loggi, Cabify, ViaQuatro, Ericsson e ABB apoiam o projeto e vão compartilhar com os estudantes sua visão de mobilidade sustentável.

Em 2019, a fase de seleção contou com três etapas para chegar aos finalistas que participam do Inovathon, divididos em cinco equipes – de cinco pessoas cada. Na quinta-feira, 21, as equipes sairão pela cidade de São Paulo para entender a mobilidade urbana da maior metrópole do País. Na sexta-feira, 22, antes de começar a maratona, os participantes vão visitar e receber mentorias dos parceiros. Nas últimas 24 horas, as equipes terão o desafio de apresentar uma solução para um estudo de caso.

Na visita à Cabify, por exemplo, os estudantes baterão um papo com Luis Saicali, Head de Growth da startup, e participarão de quiz bem animado com informações sobre mobilidade sustentável e sobre o trabalho da Cabify. Os vencedores ganharão um kit da empresa.

“Consideramos muito importante o setor de mobilidade se unir para promover a sustentabilidade. Entendemos que todos os meios de transporte são importantes e devem ser acessíveis para que as pessoas deixem cada vez mais de ter carro próprio para poder usufruir de um serviço de mobilidade sustentável e intermodal. Estamos muito felizes de fazer parte do Inovathon com a Scania e temos certeza que conquistaremos nosso objetivo de transformar as cidades em lugares mais limpos”, pontua Saicali.

Claudelino Pereira Lima Oliveira, estudante de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Bahia, é um dos 25 finalistas e destaca a importância de projetos como o Inovathon. “Estou muito contente de poder participar de uma maratona como essa. Quem vive em regiões periféricas, como o meu caso em Salvador, conhece bem os problemas da mobilidade, então fico feliz de poder participar de debates com esse foco e da construção de um melhor sistema de mobilidade. A multidisciplinaridade do projeto também é interessante. Meu grupo será formado por estudantes de engenharia, relações públicas, administração e até design”, pontua.

Já Marina Araújo Ferraz Feitosa, estudante do curso de Design na Universidade Federal de Pernambuco, enxerga no Inovathon a oportunidade de conhecer e se conectar com mentes criativas. “É uma oportunidade incrível de conhecer pessoas com criatividade. O mundo precisa disso. Precisamos repensar a forma como organizamos nossas cidades e transformá-las em locais mais humanos e sustentáveis”, diz.

Estudante de Medicina e morador de Manaus, no Amazonas, Leonardo Maquiné Hermont é mais um participante da quarta edição do Inovathon. Para ele, a sua geração e as próximas são as que estão sentindo na pele as mudanças climáticas. “Minha geração tem sido impactada diretamente com as questões do clima, por isso essa iniciativa da Scania é tão importante, colocando os jovens no debate para a melhora da mobilidade e da otimização de transporte”, explica.

Os vencedores da edição 2019 ganharão uma viagem para a Europa e conhecerão a sede da Scania na Suécia, além de percorrem uma programação especial com foco em inovação, tecnologia e sustentabilidade.

Edições anteriores

O Inovathon é uma competição criada pela Scania que reúne universitários de todo o Brasil com o propósito de fomentar a discussão e ampliar o conhecimento sobre o transporte sustentável.

A primeira edição, em 2016, reuniu 25 universitários de diversas partes do país para desenvolver um projeto de gerenciamento logístico utilizando os conceitos de conectividade e tecnologias de monitoramento e direção autônoma. O grupo vencedor era formado por alunos da Universidade Federal do ABC (UFABC), do Centro Universitário Fundação Santo André, Centro Universitário FEI e da Universidade de São Paulo (USP).

Em 2017, o Inovathon comemorou a presença da Scania no Brasil há 60 anos e viajou pelo país em busca das melhores equipes, passando pelas cinco regiões do país, com etapas em Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Brasília (DF) e Fortaleza (CE). A etapa da região sudeste foi realizada na sede da empresa, em São Bernardo do Campo (SP), no ABC Paulista.

Os vencedores de cada região embarcaram para a grande final, realizada no LPC (Logistic Parts Center), centro logístico de peças de reposição da Scania para a América Latina, na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo. A grande campeã foi a equipe Norte (Manaus), formada por estudantes da Universidade Federal do Amazonas (UFA), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Centro Universitário do Norte (Uninorte).

Já em 2018, foram 72 horas de maratona, tendo como vencedora a equipe de estudantes de Campinas (SP), São Bernardo do Campo (SP), Brasília (DF) e Taquara (RS), que desenvolveu o MobiBus, uma solução que integra periferias a zonas com melhor malha de transportes coletivos. A edição contou com parceiros de inovação e mobilidade, como Oracle, Siemens, Ericsson, Yellow e Tecnowise.

Comments are closed