O papel decisivo das ferramentas digitais na Black Friday

O papel decisivo das ferramentas digitais na Black Friday

Por Glaucia Hora

As ferramentas digitais possuem um papel fundamental para ajudar as empresas a criar campanhas de marketing na forma 360º, ou seja, campanhas que alcancem os clientes em diferentes canais de comunicação, como SMS marketing, e-mail, notificações de push, Facebook Messenger e WhatsApp Business. Ter uma estratégia no meio digital durante a Black Friday é fundamental, porque esses canais têm um papel decisivo nas vendas.

Das pessoas que compram na data, 82% o fazem on-line, segundo levantamento do Google sobre a Black Friday. O meio digital também ajuda nas compras off-line, porque, antes de comprar por meios físicos, os consumidores pesquisam na internet para complementar as compras feitas nas lojas físicas, gerando uma experiência multicanal. As ferramentas digitais podem ser usadas para rastreamento de produtos, atendimento ao cliente, envio de vouchers promocionais, anúncios de ofertas, campanhas de engajamento e envio de informações transacionais.

O grande diferencial da Black Friday é a gama de ofertas e condições especiais que o mercado oferece nesse período. Com isso, os sites de busca são os primeiros motivadores de compra, seguidos pelas mídias sociais. Só o Facebook representou 53% das compras em e-commerce no primeiro semestre. Já o Instagram representa 32% dos motivadores de compra. Outro canal que vem crescendo anualmente é o WhatsApp Business, cujo alcance é de 1,5 bilhão de pessoas ativas no mundo. No Brasil, segundo o estudo Panorama de Mensageria, publicado em agosto, 98% dos smartphones brasileiros têm o aplicativo instalado.

O WhatsApp Business é um canal de comunicação que veio para complementar, e não substituir os outros serviços. Por se tratar de um aplicativo de mensageria muito usado pelos brasileiros, as marcas podem aproveitar essa vantagem para interagir com os seus clientes em um canal de sua preferência. Vale ressaltar que as empresas devem procurar um provedor oficial do WhatsApp Business para, assim, garantir a segurança na troca de mensagens.

Uma tendência no mercado digital que vem ganhando força é a compra por meio de assistentes de voz, gerando um novo cenário de vendas cruzadas, uma variedade ilimitada e uma visibilidade reduzida, o que permite um conhecimento do consumidor por meio do seu rastro digital, segundo relatório da consultoria Ebit. Esse comportamento tende a crescer no Brasil, uma vez que os assistentes de voz estão entrando no mercado agora.

Em suma, pelos meios digitais, é possível oferecer ao consumidor uma variedade muito grande de produtos, e fica mais fácil para as empresas gerar uma necessidade de compra, devido à infinidade de produtos que podem ser oferecidos no mundo digital. Nesta época de Black Friday, os varejistas precisam desenvolver suas campanhas de marketing pensando no mobile first ou mobile only, já que 43% das vendas em e-commerce são feitas via dispositivos móveis. Por esse motivo, é necessário desenhar uma boa experiência de navegação com simplicidade e agilidade.

Glaucia Hora, especialista de marketing da Infobip

Comments are closed