Abstartups divulga mapeamento de startups do Sul

Abstartups divulga mapeamento de startups do Sul

Buscando compreender o ecossistema de startups nas mais diversas regiões do país e suas características locais, a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) acaba de divulgar o 3º mapeamento de startups por região, desta vez, do sul do país.

Com nove comunidades, entre elas Vale do Pinhão, Comunidade RS, Campos Valley, Desbravalley e outras, o estudo foi realizado entre os meses de setembro e outubro deste ano, trazendo dados interessantes em relação ao perfil dessas empresas, como porte, perfil dos fundadores e setor de atuação, incluindo informações das comunidades.

Com 1704 startups ativas na região, sendo Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis, com 21%, 16,6% e 10,8%, respectivamente; o ecossistema do sul é composto por empresas em fase de tração (38%) e operação (30%), sendo educação, soluções para o agronegócio e de saúde e bem-estar os maiores mercados de atuação dessas inovações.

“No levantamento, ficou claro que as 16 comunidades são diferentes entre si, mas muito unidas no sentido de pertencimento e compartilhamento entre as cidades que, muitas vezes, coexistem em incubadoras, centros tecnológicos e cases de sucesso, alavancando não só o desenvolvimento de uma comunidade, mas de uma região”, pontua o presidente da Associação Brasileira de Startups, Amure Pinho.

Apesar de 67% das startups locais ainda terem recebido incentivos externos, outros 19% receberam aportes de investidores anjos, e 30% já foram aceleradas ou incubadas. Se tratando de modelos de negócios, o SaaS (50,35) e Marketplace (14,5%) são maioria, operando, em grande parte (54,7%) para outras empresas, em negócios B2B.

Para acessar o mapeamento completo, acesse: http://abstartups.com.br/mapeamento-sul

Comments are closed